A 6ª edição da Festa do Azeite Novo de Maria da Fé, no Sul de Minas Gerais será correalizada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG). O evento acontece entre os dias 2 e 4 de maio e terá como foco a gastronomia, por meio de harmonizações entre azeites locais e pratos da culinária mundial.
A programação conta com visitas guiadas às fazendas de oliveira do município - conhecido com a capital mineira do
“Os pesquisadores irão apresentar o histórico da olivicultura e os trabalhos que são desenvolvidos pela EPAMIG. E também, a estrutura de pesquisa: o laboratório de análises de qualidade do azeite, a agroindústria de extração do azeite e os pomares experimentais de oliveiras”, detalha o coordenador do Programa Estadual de Pesquisa em Olivicultura da EPAMIG, Pedro Moura.
Também no sábado (3), a Epamig contará com um Plantão Técnico, na área da Festa, para esclarecer dúvidas sobre olivicultura e azeites. E participará de uma mesa redonda, promovida pela Associação dos Olivicultores dos Contrafortes da Mantiqueira (Assoolive).
Estudo propõe câmeras de smartphones para avaliar qualidade de azeite de oliva Polícia desmonta fábrica clandestina de azeite falsificado no interior de SP Fiscalização apreende mais de 30 mil litros de azeite adulterado em SP e SC
Maria da Fé foi o palco da primeira extração de azeite de oliva extravirgem do Brasil, realizada pela EPAMIG em 29 de fevereiro de 2008. A Festa do Azeite Novo tem como objetivo principal exaltar a colheita da azeitona e a produção do azeite, como forma de estimular o turismo e a gastronomia.
Programação da 6 ª Festa do Azeite Novo:
3 de maio – Programação EPAMIG
- 10 h – Visita técnica à EPAMIG (Campo Experimental de Maria da Fé).
- 15h às 19h – Plantão técnico – área da festa
- 18h às 19h – mesa redonda organizada pela Assoolive