Ouvindo...

Times

Megaleite 2024 se rende aos influencers do agro; entenda

Evento chega à 19ª edição com uma pegada mais ‘pop’ e mirando o consumidor final de leite

Dessa vez, as vacas premiadas das raças Girolando, Gir Leiteiro, Holandês, Guzerá, Guzolando e Jersey não serão as únicas estrelas da 19ª edição da Megaleite - maior feira de pecuária leiteira da América Latina que acontecerá de 11 a 15 de junho no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte.

Os organizadores da festa - a cargo da Associação Brasileira de Criadores de Girolando - renderam-se aos influencers do agro.

Nomes como do o pequeno José Marcos (@vidadejosemarcos), de apenas 4 anos, de Henrique Madeirite (@henriquemadeirite), dono do bordão “É mei-dia” ; de Tião Bruto e Sistemático (@tiaobruto) e do apresentador da Rádio Itatiaia Ale Oliveira (@aleoliveira) vão marcar presença na feira, batendo papo com o público, distribuindo autógrafos, tirando fotos e contando suas experiências e vivências no campo.

Difícil mesmo vai ser resistir à fofura de José Marcos. Filho dos agricultores paranaenses Giane e Gustavo Cardoso, ele já tem mais de 3 milhões de seguidores em suas redes sociais mostrando, com a pureza própria das crianças, situações do dia a dia da fazenda onde mora.

A mãe conta que esse envolvimento aconteceu de forma natural, desde os primeiros meses de vida, já que o pai é engenheiro agrônomo e o avô também sempre foi produtor rural.

Quando ele completou dois anos, os pais decidiram se mudar para uma propriedade no Mato Grosso para plantar milho e soja. No início, a ideia era que só Gustavo ficasse na fazenda e viesse ficar com a família alguns dias na semana, mas o ‘pequeno fazendeiro’ não se adaptou à vida na cidade.

“Ele se sentia preso, chorava pedindo para ir para a fazenda. É um interesse acima do comum e natural dele”, conta Giane.

Por isso, a família decidiu deixar a casa na cidade com o objetivo de oferecer bem-estar ao filho e permiti-lo criar boas lembranças da infância. Todo dia a mãe dirige cerca de 60 quilômetros para levar e buscar o garoto na escola.

Hoje, aos 4 anos, José faz questão de entender todos os processos da fazenda: da semeadura, passando pela adubação à colheita. O pequeno acompanha o pai na lida diária e, claro, toda atividade vira conteúdo digital

Eles tomaram um susto quando, de forma casual e despretenciosa, publicaram um vídeo de José no Tiktok, e esse viralizou em poucas horas. O espaço acabou se tornando uma oportunidade da família mostrar o cotidiano dos agricultores e a importância do agro para os brasileiros, de uma forma leve e divertida.

“O José mostra, de uma forma didática, com um vocabulário simples, a essência do nosso setor e do produtor rural. Produzimos alimentos para o mundo, viemos de onde sai a matéria-prima. Não somos vilões, é um trabalho de cuidado e amor. Ele consegue ensinar isso a pessoas que estão longe do campo”, disse Giane.

Além de ‘convidado especial’ da Megaleite, José Marcos é o ‘rosto oficial’ do evento.

Domício Arruda, presidente da Associação disse à Itatiaia que a Megaleite já é um evento consolidado. Mas que esse ano optaram por “ir além” desenvolvendo uma campanha que atingisse também o público final, o consumidor de leite e derivados. “E nada melhor que uma criança, filho de produtor rural, que vive a realidade do campo, e representa o futuro o país e do setor, para ser a imagem da Megaleite deste ano”.

Mil e 500 animais devem participar da exposição dos torneios leiteiros e dos campeonatos de raça.

Serão quatro dias de competições na pista de julgamento, oito leilões e shoppings, torneio leiteiro, palestras, minicursos, diversos lançamentos, dentre eles do Sumário de Touros e Vacas Girolando, e outros eventos agendados para os cinco dias de feira.

A direção da Feira não informou que dia José estará na Megaleite

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Maria Teresa Leal é jornalista, pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação pela PUC Minas. Trabalhou nos jornais ‘Hoje em Dia’ e ‘O Tempo’ e foi analista de comunicação na Federação da Agricultura e Pecuária de MG.



Leia mais