Duas pessoas foram detidas nas proximidades de Madri por terem roubado mais de 700 peças de embutidos de alta qualidade, incluindo quase 300 peças de presunto ibérico, um dos principais produtos do Natal espanhol, informou a Guarda Civil. Aqui no Brasil, a peça é mais conhecida como Presunto Jamon e custa em torno de R$ 1.300,00.
A iguaria é muito usada na alta gastronomia e já fez parte do menu oficial do Oscar, cerimônia de premiação anual da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. O valor total dos produtos roubados, que tinham a denominação de origem Los Pedroches, uma das quatro que regulamentam o presunto ibérico, está estimado em cerca de 200 mil euros (cerca de 219 mil dólares ou 1 milhão de reais), indicou a força de segurança em um comunicado de imprensa.
Nas fotos cedidas pela Guarda Civil é possível ver as peças de presunto ibérico empilhadas dentro de uma van branca. Os valiosos alimentos foram roubados na madrugada da última quarta-feira na cidade de Villanueva de Córdoba, na Andaluzia (sul). Parte estava dentro de duas vans roubadas de uma oficina mecânica e outra parte, em uma sala de secagem.
Os investigadores conseguiram localizar as vans em uma área industrial em Getafe, nos arredores de Madri. No total, as autoridades recuperaram 296 presuntos ibéricos, produto muito apreciado nas festas de Natal na Espanha, e 448 peças de lombo ibérico.
Os dois detidos foram levados à Justiça para prestar esclarecimentos.