Ex-ministros da Agricultura e Pecuária - alguns, inclusive do governo Bolsonaro, como Tereza Cristina e Marcos Montes - deram, ontem (27), uma “aula” de democracia ao aceitarem o convite do atual titular da pasta Carlos Fávaro para contarem suas experiências, obstáculos enfrentados e como veem os próximos desafios da agropecuária brasileira. Temas como sustentabilidade, segurança alimentar, crédito rural e inovação permearam a reunião. O anfitrião Carlos Fávaro ressaltou a colaboração de todos para o crescimento do setor.
“Mais do que as homenagens merecidas, queremos mostrar que esse agronegócio tão pujante na economia brasileira não é fruto de uma pessoa só, muitos trabalharam juntos com os produtores rurais para fazer esse agro tão forte. Eu quero ter os ex-ministros como conselheiros com toda sua experiência para fazermos do agro o grande orgulho do Brasil”, disse Fávaro.
Ministro mais antigo presente no evento, Luiz Fernando Cirne Lima, que ocupou o cargo de 1969 a 1973, disse que a reunião foi muito proveitosa e lembrou a emoção de participar, nessa quarta-feira (26) do aniversário de 50 anos da Embrapa, fundada durante a sua gestão.
O ex-ministro Roberto Rodrigues, que esteve à frente da pasta entre 2003 e 2006, parabenizou Fávaro pelo encontro.
“Quem não sabe de onde vem não sabe para onde vai”, disse.
Segundo ele, os próximos desafios da humanidade estão relacionados com segurança alimentar, energética e as mudanças climáticas. “Esses três desafios são resolvidos pela agricultura”, enfatizou.
A ex-ministra Tereza Cristina falou sobre os desafios em sua gestão, especialmente por causa da pandemia.
Ela também destacou a importância de programas como o Pronasolos e o Observatório da Agropecuária.
Também estiveram no evento os ex-ministros Antônio Cabrera, Arlindo Porto Neto, Francisco Turra, Luis Carlos Guedes Pinto, Antônio Eustáquio Andrade Ferreira e Neri Geller. Os ex-ministros Blairo Maggi e Alysson Paolinelli participaram do evento por meio de vídeo.
Todos receberam uma placa em reconhecimento aos relevantes serviços prestados em prol da agropecuária brasileira.
(*) Com informações do Mapa.