A Vale vai colocar em operação, a partir de 1º de janeiro de 2026, um trem de passageiros noturno na Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). A novidade atende a um compromisso firmado na renovação da concessão da ferrovia e foi construída em conjunto com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
O novo serviço será oferecido apenas nos meses de férias escolares, considerados períodos de maior movimentação - janeiro, julho e dezembro - e terá passagens à venda já a partir desta quinta-feira (20). O trajeto completo tem 664 quilômetros e liga Minas Gerais ao Espírito Santo.
O diretor da EFVM, João Falcão, destaca que a demanda por viagens à noite partiu da própria população. “O Trem de Férias chega como uma resposta direta ao desejo da população por uma opção segura e confortável de transporte ferroviário também à noite, especialmente nos meses de maior movimentação. A escolha do horário noturno vai além do compromisso firmado com a agência reguladora, que não determina esse formato. A iniciativa reflete nosso esforço contínuo em melhorar a experiência dos passageiros”, afirma.
Como comprar
Por motivos de segurança, não haverá venda de bilhetes nas estações durante a madrugada. As compras devem ser feitas durante o dia ou pelos canais digitais, como site
Estrutura e acessibilidade
A nova frota, que já circula alternadamente nas viagens diurnas, conta com carros executivos e econômicos, elevador para cadeirantes, climatização, tomadas para carregamento de equipamentos eletrônicos, detectores de fumaça e monitores de vídeo. As composições têm capacidade para 57 passageiros na classe executiva e 75 na econômica.
Durante o percurso, haverá lanchonete a bordo com oferta de lanches e refeições. As tarifas serão as mesmas cobradas nos horários diurnos: R$ 116 na classe executiva e R$ 81 na econômica no trecho completo entre Belo Horizonte e Cariacica. Bilhetes comprados após 10 de dezembro estarão sujeitos ao reajuste anual.
A Vale afirma que as estações estão preparadas para receber o público. “As estações que receberão o Trem de Férias estão preparadas para atender os passageiros com infraestrutura adequada, incluindo reforço na iluminação”, informou a nota enviada à imprensa.
No Vale do Aço, apenas a Estação Intendente Câmara, em Ipatinga, fará embarque e desembarque no horário noturno.
Falcão reforça que o primeiro mês será determinante para aperfeiçoar o modelo. “O primeiro mês de circulação do Trem de Férias será fundamental para avaliar a melhor forma de atender aos passageiros e eventuais ajustes no formato”, conclui.
Infraestrutura
Além da operação do novo serviço, a Vale diz investir em obras de mobilidade e segurança ao longo da EFVM. A ferrovia é considerada uma das mais seguras do país pela ANTT.
Horários do Trem de Férias – Janeiro/2026
Sentido Espírito Santo → Minas Gerais
(Cariacica - Belo Horizonte)
Pedro Nolasco – 18h
Fundão – 19h
Colatina – 20h26
Baixo Guandu – 21h12
Aimorés – 21h22
Resplendor – 22h03
Conselheiro Pena – 22h40
Gov. Valadares – 23h57
Ipatinga – 1h55
Nova Era – 3h15
Conexão Nova Era–Itabira – 3h35
Rio Piracicaba – 4h01
Barão de Cocais – 5h07
Belo Horizonte – 7h50
(BH - Cariacica)
Belo Horizonte – 19h
Barão de Cocais – 20h45
Rio Piracicaba – 21h51
Nova Era – 22h34
Conexão Itabira–Nova Era – 21h
Ipatinga – 23h54
Gov. Valadares – 1h49
Conselheiro Pena – 3h11
Resplendor – 3h49
Aimorés – 4h32
Baixo Guandu – 4h42
Colatina – 5h30
Fundão – 6h56
Pedro Nolasco – 8h15