O Grupo de Teatro Farroupilha, de Ipatinga, promove um Aulão de Circo, no próximo sábado (9), a partir das 13h, no Galpão do Parque Ipanema, Em Ipatinga, no Vale do Aço. O evento, aberto ao público e gratuito, antecipa o Dia do Palhaço, comemorado no domingo (10).
Acrobacias aéreas e de solo, malabares e palhaçaria constam no programa elaborado para todas as pessoas interessadas em atividades circenses.
A arte-educadora e atriz, Claudiane Dias, observa que o circo é capaz de transformar momentos comuns em extraordinários, por seu poder de unir pessoas e por seu papel crucial como figura de crítica social. “Nessa dimensão, podemos considerar os risos que questionam a sociedade. Como se equilibram as mulheres que tendem a ficar à margem dos espetáculos? Nossa resposta a reflexões como essa é a nossa resiliência em nos mantermos em cena e promover a arte circense de forma inclusiva como precisa ser sua natureza. O circo, que acolhe pessoas de diferentes habilidades e origens, precisa se ocupar mais de fortalecer o ambiente diversificado, com lições de respeito e aceitação da diversidade na plateia, na arena, nos espaços alternativos”.
O Aulão de Circo faz parte do Projeto Valores, Arte, Consciência e Cidadania, uma realização do Grupo Farroupilha, patrocinado com recursos de emenda parlamentar impositiva.