Três filhotes de jacutinga, espécie ameaçada da Mata Atlântica, foram transportados gratuitamente pelo programa Avião Solidário da LATAM, na terça-feira (17). Os animais saíram de Foz do Iguaçu (PR) com destino a São Paulo/Guarulhos (SP).
As aves nasceram no Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, e fazem parte do projeto “Voa, Jacutinga”, que trabalha na recuperação da espécie. Com penas pretas, detalhes brancos e um canto característico, a jacutinga (Aburria jacutinga) já foi comum nas matas brasileiras, mas hoje é rara.
O nome da ave também batiza uma cidade em Minas Gerais e já foi usado em personagens de novela.
Agora, os filhotes, com idade entre 6 e 10 meses, vão integrar o Projeto Jacutinga, da SAVE Brasil (Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil). A iniciativa atua na reintrodução da espécie em áreas de floresta nativa.
Em parceria com a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (Azab), as aves passarão por um período de adaptação, com treinamentos que preparam os animais para o ambiente natural. Depois, a soltura será feita de forma gradual e monitorada. O Projeto Jacutinga existe desde 2006 e desenvolve ações de conservação, pesquisa e educação ambiental.
O transporte aéreo foi feito no porão de bagagem da LATAM Cargo, o que reduziu o tempo de viagem de pelo menos 14 horas por terra para apenas 2 horas de voo, garantindo mais conforto e segurança aos filhotes.
O programa Avião Solidário da LATAM já realizou o transporte gratuito de mais de 868 toneladas de cargas e 4,6 mil animais no Brasil, em parceria com diversas instituições, ao longo dos últimos 13 anos.