Crista anticiclônica pode levar calor insuportável para Portugal, França e Espanha nesta semana

População deve se preparar para dias de calor intenso, céu limpo e tempo seco, com os termômetros podendo ultrapassar os 40ºC

População da Europa deve se preparar para onda de calor

Um fenômeno chamado de crista anticiclônica e uma massa de ar quente proveniente do Norte de África prometem elevar as temperaturas a níveis recordes em Portugal, Espanha e França entre os dias 27 e 29 de junho. A população deve se preparar para dias de calor intenso, céu limpo e tempo seco, com os termômetros podendo ultrapassar os 40ºC em diversas regiões.

Uma crista anticiclônica é como se fosse uma “montanha”, uma área alongada de alta pressão atmosférica, ou seja, onde o ar está mais denso e está descendo. Por ser uma área alongada, essa “montanha” de alta pressão pode se estender por grandes regiões, influenciando o clima em vários lugares ao mesmo tempo, como está acontecendo em Portugal, Espanha e França, elevando as temperaturas a níveis recordes.

Em resumo, uma crista anticiclônica é uma área de alta pressão que traz ar seco, céu limpo e temperaturas altas, contribuindo para ondas de calor. é uma área alongada de alta pressão, sua formação, aliada à massa de ar quente, cria as condições ideais para o aumento significativo das temperaturas.

Anticiclones também causam o “aquecimento dinâmico do ar”. Isso acontece quando o ar seco desce e o céu está limpo, diminuindo a umidade do ar. Juntos, esses fatores criam dias quentes e secos.

Anomalias Térmicas Preocupantes em Toda a Europa

Os mapas de anomalia térmica indicam que grande parte da Europa registrará temperaturas acima do normal climatológico. Em Portugal, a anomalia positiva pode atingir até 18ºC, enquanto na Espanha e França, os valores podem chegar a 14ºC e 11ºC, respectivamente. Isso significa que, em algumas localidades, as temperaturas estarão substancialmente acima da média de referência para esta época do ano, especialmente no sábado, 28 de junho, ao final da tarde.

As autoridades meteorológicas recomendam que a população tome precauções para lidar com o calor, como manter-se hidratado, evitar a exposição solar nas horas de pico e procurar ambientes frescos.

Leia também

Amanda Alves é graduada, especialista e mestre em artes visuais pela UEMG e atua como consultora na área. Atualmente, cursa Jornalismo e escreve sobre Cultura e Indústria no portal da Itatiaia. Apaixonada por cultura pop, fotografia e cinema, Amanda é mãe do Joaquim.

Ouvindo...