As formigas, que parecem inofensivas pelo tamanho, podem representar um grande incômodo em casa. Esses insetos ficam, principalmente, na cozinha, mas podem estar em todos os cômodos, procurando por comida. No jardim, elas podem também atrapalhar o crescimento das plantas.
A boa notícia é que é possível combater as formigas com remédios naturais e ecologicamente corretos. Essa solução não danifica as plantas, nem perturba o equilíbrio natural do ambiente. Veja a seguir o que funciona e o que não é eficiente para combater esses insetos.
Métodos naturais para eliminar formigas
As iniciativas a seguir são eficientes na hora de combater as formigas. São remédios naturais, que não são tóxicos para as plantas nem para os animais, além de não desequilibrar o ambiente.
Terra diatomácea
A terra diatomácea é um pó mineral que pode ser polvilhado ao redor das plantas ou na entrada dos formigueiros. Ela não é tóxica e desidrata as formigas mecanicamente.
Café moído
O pó de café também está entre os métodos naturais e eficientes no combate às formigas. Basta espalhar o material perto das plantas ou fazer trilhas por onde as formigas costumam passar. O cheiro forte do café fará com que os insetos sejam repelidos de forma natural.
Canela
A canela, que também tem o cheiro forte como característica, pode ser usada em pó ou como óleo essencial para espantas as formigas. Um dos principais componentes do material, o eugenol, já foi até estudado independentemente por ser um inseticida poderoso.
Vinagre e água
A ideia já é amplamente conhecida como um inseticida poderoso. Deve-se misturar uma quantidade igual de vinagre e água em um borrifador. Depois, basta espalhar a mistura por onde as formigas costumam passar para desorientar as colônias.
O que não funciona para espantar formigas
Algumas pessoas usam os métodos a seguir, que são muito comuns. Apesar disso, eles não são eficientes. As estratégias podem dispersar os insetos temporariamente, mas não espanta nem mata as formigas.
Água no formigueiro
Costumamos jogar água com a mangueira dentro do formigueiro ou molhar as superfícies onde vemos formigas. Porém, a água só desorienta os insetos por um instante. No dia seguinte, o formigueiro estará de volta.
Cascas de pepino
Muitas vezes lemos que cascas de pepino ajudam a controlar praias de formigas. No entanto, não há evidências sólidas de que esse truque funcione. As formigas tendem a contorná-las ou ignorá-las completamente.