A queda na pressão dos pneus durante o tempo frio é um fenômeno completamente normal e geralmente temporário, que não deve causar pânico imediato na maioria das vezes.
Por que a pressão cai no frio?
A física por trás disso é simples: a pressão dos pneus cai no frio porque as moléculas no ar se movem mais lentamente e se agrupam quando a temperatura baixa.
- Regra Geral: Os pneus perdem ou ganham cerca de 1 a 2 PSI (libras por polegada quadrada) para cada mudança de 10 graus Fahrenheit (aproximadamente 5,5 °C) na temperatura.
- Importância: Manter a pressão correta é crucial. A pressão inadequada pode resultar em perda de economia de combustível e desgaste prematuro dos pneus, gerando custos mais altos.
O que fazer quando a luz de pressão acende?
Se a luz de pressão dos pneus (TPMS) acender no seu painel durante uma onda de frio:
- Não entre em pânico: Em muitos casos, a baixa pressão é causada apenas pela queda temporária da temperatura.
- Verifique a previsão: Se a onda de frio for curta (apenas alguns dias), como na região de Tampa Bay mencionada no texto, a pressão pode voltar ao normal assim que o clima esquentar.
- Ação Recomendada: Enquanto o clima frio persistir, é uma boa ideia adicionar um pouco de ar aos pneus para garantir que eles estejam dentro da faixa recomendada pelo fabricante. Se a luz permanecer acesa por um período prolongado ou se você notar que a temperatura estabilizou sem que a luz se apagasse, ou ainda se houver sinais de esvaziamento rápido, você deve calibrar os pneus e verificar se há vazamentos.
Em resumo, se a luz acender apenas devido a um frio repentino, você pode “respirar fundo, tomar um gole de café, colocar o cinto e seguir em frente” — mas fique atento se o frio persistir ou se a luz continuar acesa após o aquecimento do tempo.
Leia também