Belo Horizonte
Itatiaia

Mutirão facilita retificação de nome para pessoas trans e travestis no Sul de Minas

Interessados (as) devem precisam se inscrever no Mutirão “Esse é o Meu Nome”.

Por
Ação acontece toda semana em um bairro diferente do município.
Objetivo da iniciativa é garantir cidadania, inclusão social e o resgate da autoestima. • Prefeitura de Varginha / Imagem Ilustrativa

Pessoas transexuais e travestis que queiram retificar nome e gênero podem se inscrever no Mutirão “Esse é o Meu Nome”, promovido pela Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG). As inscrições vão até esta segunda-feira (30) e estão disponíveis nos municípios de Alfenas, Campanha e Varginha.

O objetivo da iniciativa é garantir cidadania, inclusão social e o resgate da autoestima. A DPMG destaca que o desrespeito ao nome é um dos principais fatores de evasão escolar, exclusão do mercado de trabalho, adoecimento psicológico e outras dificuldades enfrentadas por pessoas trans e travestis.

Para participar, é necessário apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, título de eleitor e comprovante de endereço.

Saiba onde se inscrever:

  • Alfenas (somente presencial)
    Praça Doutor Emílio da Silveira, 356 – 2º andar
    marilia.faria@defensoria.mg.def.br
    (35) 3297-4674 / (35) 3292-1802
    Segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h
  • Campanha (presencial e WhatsApp)
    Rua Prof. Gerard Gourgeon, 33 – Bairro Shekinah
    (31) 98358-8725
    Segunda a quarta-feira, das 13h30 às 16h30
  • Varginha (presencial e telefone)
    Rua Colômbia, 263 – Vila Pinto
    (35) 3222-8581
    Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Por

Franciele Brígida é comunicadora formada pelo Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS). Atua como repórter multimídia na Itatiaia Sul de Minas desde 2023.