Acontece na próxima terça-feira (25) a ação “Receita por Elas”, iniciativa que vai destinar mercadorias apreendidas para organizações sem fins lucrativos que desenvolvem projetos de apoio a mulheres em situação de vulnerabilidade social.
O evento será realizado no campus da Universidade Federal de Alfenas, em Varginha, às 19h. A solenidade contará com a presença de autoridades da Receita Federal, representantes das entidades beneficiadas e parceiros institucionais.
No Sul de Minas, apenas em 2025, já foram destinadas mercadorias avaliadas em aproximadamente R$ 4,7 milhões a 58 entidades sociais e órgãos públicos.
As entidades participantes do evento Receita por Elas são:
- Associações de voluntários Café com as Poderosas
- Associação do voluntariado de Varginha Vida Viva
- Lar São Vicente de Paulo Obra Unida ASSV
- Associação Anjos de Branco
- NUCAP – Núcleo de capacitação para a paz
- Grupo de Pesquisa GENI/UNIFAL-MG
- Associação Afeto de Amparo a Gestantes
- Centro Integrado de Atenção à Mulher – CIAM
Durante a ação, serão doados artigos para bazar, eletrônicos e smartphones, provenientes de apreensões realizadas no combate ao contrabando e ao descaminho, para associações que trabalham em prol da mulher. O objetivo é reverter o produto do crime em benefício da sociedade, fortalecendo a rede de proteção às mulheres e promovendo transformação social.
O evento contará com uma roda de conversa promovida pelas professoras da UNIFAL e com palestra realizada pela Comandante do 24º BPM.
A ação acontece em alusão ao Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, celebrado em 25 de novembro e instituído pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
Este projeto faz parte do Programa Receita Cidadã, que promove ações de destinação sustentável de mercadorias apreendidas em parceria com diversas instituições públicas e organizações sociais.