Ouvindo...

Cooperativa Minasul compra lote de café dos recuperandos da APAC

Lote tem aproximadamente 20 sacas

O café é produzido com assistência técnica da Minasul

A Cooperativa Minasul de Varginha comprou todo o café da safra atual colhido pelos recuperandos da APAC – Associação de Proteção e Assistência a Condenados.

Desde 2019, a Minasul é parceira da APAC de Varginha e oferece apoio técnico na produção de café. Na safra atual foram colhidas mais de 20 sacas, e a qualidade dos grãos chama a atenção dos especialistas.

A APAC de Varginha abriga homens condenados pela Justiça, encaminhados pelo sistema judiciário para a pena no sistema diferenciado, onde eles precisam participar de atividades de profissionalização, como a cafeicultura.

Na lavoura da unidade são usados insumos fornecidos pela cooperativa, e a colheita é manual. Em breve a Apac deve receber um secador de café, para beneficiamento da produção. Os valores recebidos pelas sacas são investidos na própria unidade da Apac em Varginha.

A cada três dias de trabalho na lavoura, os reeducandos têm um dia de redução de pena.

Estela Torres é jornalista pela Universidade de Alfenas e pós graduada em Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário do Sul de Minas. Está na Itatiaia Sul de Minas desde a instalação da emissora em Varginha, em 2009, atuando como produtora, repórter e apresentadora .