Cemig patrocina o Carnaval em 25 municípios de Minas Gerais

Companhia investe em mais de 60 atrações no interior e na capital para fortalecer a cultura, o turismo e a economia regional durante a folia.

No Sul de Minas, cidades como Itajubá, Passos e Lavras estão na lista oficial.

A Cemig anunciou o patrocínio de dezenas de projetos que integram o calendário do Carnaval 2026 em todas as regiões de Minas Gerais. Ao todo, 25 municípios serão contemplados com incentivos da companhia, abrangendo mais de 60 atrações que prometem movimentar o turismo e a economia local durante os quatro dias de festa.

No Sul de Minas, as cidades de Itajubá, Passos, Lavras, Carmo da Cachoeira e Heliodora contam com o patrocínio. O investimento também alcança cidades históricas, como São João del-Rei e Tiradentes, além de grandes centros como Juiz de Fora, na Zona da Mata, e Uberlândia e Uberaba, no Triângulo Mineiro.

A estratégia da companhia foca na descentralização da cultura. Segundo a diretora de Comunicação e Marketing da Cemig, Cristina Kumaira, o objetivo é fortalecer o sentimento de pertencimento do povo mineiro. “A Cemig acredita que a cultura pulsa em ciclos e transforma cidades. Ao apoiar iniciativas por meio de editais, reafirmamos nosso compromisso com uma política cultural sólida e descentralizada”, afirmou.

Leia também

Além do interior, a Região Metropolitana de Belo Horizonte recebe forte incentivo. Cidades como Contagem, Santa Luzia, Sabará e Capim Branco estão no cronograma de investimentos, ao lado da capital mineira. No Norte e Noroeste do estado, cidades como Montes Claros, Paracatu e Pirapora também terão atrações financiadas pela companhia.

Ouvindo...