Vacina contra meningite passa a ser indicada para bebês a partir de 6 semanas
Mudança foi aprovada pela Anvisa e vale para a vacina MenQuadfi

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou nessa terça-feira (8) a ampliação do uso da vacina meningocócica MenQuadfi para crianças a partir de 6 semanas de vida. Até então, o imunizante era indicado a partir de 1 ano de idade.
A MenQuadfi protege contra os sorogrupos A, C, W e Y da bactéria Neisseria meningitidis. A vacina é conjugada e administrada por via intramuscular.
Segundo a Anvisa, a decisão baseou-se em uma avaliação integrada de segurança com dados de 6.060 bebês vacinados entre seis semanas e menos de 12 meses de idade, expostos a pelo menos uma dose da MenQuadfi. Além disso, 5.373 crianças receberam uma dose de reforço a partir dos 12 meses de idade.
"Os resultados evidenciaram um perfil de segurança consistente com o esperado para vacinas meningocócicas conjugadas, sem a identificação de novas preocupações relevantes de segurança", diz a agência em comunicado.
A bactéria Neisseria meningitidis afeta o trato respiratório superior e se manifesta como doença meningocócica invasiva. A infecção é grave, de rápida evolução e potencialmente fatal, com letalidade em torno de 10%.
Entre os sobreviventes da infecção, até 20% podem desenvolver sequelas permanentes e incapacitantes. Bebês em fase de amamentação e crianças com menos de um ano de vida estão entre os grupos de maior risco para a doença e suas complicações graves.
Formada em Jornalismo pela Puc Minas, Paula Arantes produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil, Mundo, Orações e Entretenimento no portal da Itatiaia. Atualmente, colabora com a editoria Meio Ambiente. Antes, passou pelo jornal Estado de Minas.



