Belo Horizonte
Itatiaia

STF arquiva inquérito contra governador do DF pelo 8 de janeiro

Na decisão, divulgada nesta quarta-feira (5), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes atendeu um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), que não encontrou elementos que justificassem o andamento das investigações

Por
Governador do DF, Ibaneis Rocha, afirmou que ação da PF contra oficiais da PM não mancha imagem da corporação
Governador do DF, Ibaneis Rocha, afirmou que ação da PF contra oficiais da PM não mancha imagem da corporação • Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (5) arquivar o inquérito sobre os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 que tinha como alvo o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB).

A decisão foi proferida pelo ministro Alexandre de Moraes, que seguiu o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR).

No documento, a PGR disse que não havia elementos que justificassem o andamento do inquérito contra Ibaneis.

A PF analisou dados obtidos por meio da quebra dos sigilos telefônico e telemático e a apreensão de equipamentos eletrônicos.

A investigação também não encontrou indícios de que dados tenham sido apagados dos aparelhos celulares do governador.

Ibaneis chegou a ser afastado do cargo de governador do Distrito Federal por pouco mais de dois meses, após os atos antidemocráticos de 8 de janeiro.

Na ocasião, Moraes entendeu que não houve omissão e conivência nos atos golpistas, e autorizou a retomada do cargo.

Por

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.

Tópicos