Ato do 7 de setembro pode colocar Cleitinho e bolsonaristas mineiros no mesmo palanque
Protesto contra Lula pode enquadrar na mesma foto Cleitinho e nomes como Nikolas Ferreira e acelerar embarque de puxadores de voto do PL na campanha do Republicanos

A ascensão de Jair Bolsonaro (PL) à Presidência da República conferiu ao Dia da Independência do Brasil um caráter de manifestação de movimentos conservadores no país. Neste ano, os eventos de 7 de setembro em Minas Gerais podem ter um desdobramento importante para as campanhas ao Executivo Estadual: a aproximação entre as lideranças do PL e a candidatura do senador Cleitinho Azevedo (Republicanos) ao Palácio Tiradentes.
O movimento “Fora Lula Brasil Nacional”, com raízes em grupos como o “Direita Minas”, já marcou para a Praça da Liberdade o ato de protesto contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que deve reunir dezenas de candidatos da direita na Praça da Liberdade, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, em 7 de setembro.
Com o ato marcado, a organização do movimento vai convidar políticos para comparecer ao evento. Os holofotes estão virados para nomes como Cleitinho e os grandes puxadores de voto do PL como os candidatos Domingos Sávio, que pleiteia uma vaga no Senado; Nikolas Ferreira, Cristiano Caporezzo e Vile dos Santos, que buscam o posto de deputado federal; e Eduardo Azevedo (irmão de Cleitinho), Bruno Engler e Pablo Almeida, que postulam uma vaga na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
O PL tinha como plano A apoiar a candidatura de Cleitinho ao Governo de Minas, mas, diante da indefinição do senador por meses a fio e uma reta final de pré-campanha caótica, definiu que o ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Flávio Roscoe, seria o candidato do partido ao Palácio Tiradentes.
Há dentro do PL um receio de que as principais lideranças bolsonaristas desembarquem da candidatura de Roscoe e, paulatinamente, embarquem na campanha de Cleitinho. Os atos de 7 de setembro pode ser um ponto de inflexão, com todos juntos em um mesmo palanque de protesto contra Lula.
Conforme apurado pela coluna, há um esforço do PL nacional e da campanha de Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à presidência para manter o núcleo duro dos mineiros atrelados a Roscoe.
Repórter de política da Itatiaia, é jornalista formado pela UFMG com graduação também em Relações Públicas. Foi repórter de cidades no Hoje em Dia. No jornal Estado de Minas, trabalhou na editoria de Política com contribuições para a coluna do caderno e para o suplemento de literatura.



