Itatiaia

PL protocolado na Assembleia de Minas quer zerar ICMS em produtos essenciais

O projeto foi apresentado após o vice-presidente, Geraldo Alckmin, fazer um “apelo” aos governadores pedindo que o imposto fosse reduzido

Por
A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu comunicado esclarecendo que o relatório da Agência Internacional para Pesquisa do Câncer (IARC) não pede para que pessoas parem de comer carnes processadas.
A carne seria um dos produtos que teriam o ICMS zerado, caso a medida fosse aprovada • Foto: Creative Commons

Foi protocolado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta sexta-feira (7) um projeto de lei — PL 3.445/2025 — que autoriza o governo estadual a conceder isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), em produtos considerados essenciais como carne, açúcar, milho, azeite de oliva, óleo de girassol, sardinha, biscoitos e massas alimentícias.

O texto, de autoria da deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT), vem um dia após o governo federal anunciar um pacote com medidas para conter a alta do preço dos alimentos. Entre essas ações, anunciadas pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), está "apelar" aos estados para que o ICMS sobre os produtos seja reduzido.

Além do pedido aos gestores estaduais, o governo federal anunciou que irá estimular a produção de alimentos da cesta no Plano Safra e fortalecer os estoques reguladores da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Alckmin também informou que a alíquota de importação de alguns produtos, como carne e milho, serão zeradas. Veja exemplos:

  • Café: tarifa de 9% será zerada.
  • Açúcar: tarifa de 14% será zerada.
  • Milho: tarifa de 7,2% será zerada.
  • Óleo de girassol: tarifa de 9% será zerada.
  • Sardinha: tarifa de 32% será zerada.
  • Massas: tarifa de 14% será zerada.
  • Biscoitos: tarifa de 16,2% será zerada.
Assistir vídeo:
Por

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem anterior pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, integra a cobertura da editoria de Política.

 

 

Belo Horizonte