Itatiaia

Ministro pede cautela dos EUA ao tratar facções brasileiras como terrorismo

Ministro da Defesa afirmou que discussão precisa preservar a soberania do Brasil

Por
O ministro da Defesa, José Múcio
O ministro da Defesa, José Múcio • Hisaac Gomes/MD

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, afirmou nesta segunda-feira (23) que a discussão em curso no governo dos Estados Unidos sobre classificar as facções criminosas brasileiras como organizações terroristas deve considerar a preservação da soberania nacional.

“Com relação a essa questão terrorista, nós temos que preservar a nossa soberania, ver se isso é um mero discurso. Na hora que for para o campo da prática, o governo vai saber intervir bem", disse Múcio a jornalistas.

A declaração foi dada após o lançamento do catálogo da Base Industrial de Defesa (BID) nacional, iniciativa inédita que visa ampliar a presença de empresas brasileiras no mercado bélico internacional.

“Esse catálogo tem duas coisas importantes. O conteúdo é o que nós somos e o catálogo em si é o que nós podemos ser. A gente quando fala sempre em defesa, a gente pensa nessas guerras que estão aí. Mas nós temos velhas guerras, como o desemprego, precisando arrecadar mais, mas precisamos incentivar o desenvolvimento tecnológico", destacou o ministro.

PorRepórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.