Belo Horizonte
Itatiaia

Mais uma viagem internacional: Lula vai para a Argentina em julho

O presidente brasileiro vai participar da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, na Argentina. Em seis meses, Lula fez 10 viagens internacionais.

Por
Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva  • Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem viagem marcada para o início de julho para a Argentina. A informação foi apurada pela coluna. Ele participa da reunião da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e da reunião do Conselho do Mercado Comum nos dias 3 e 4 do mês que vêm.

Moeda Única

Lula tem defendido a criação de uma moeda única para transações comerciais entre países da América Latina. A unidade monetária não iria substituir as moedas de cada país, mas seria usada em compras, vendas e operações financeiras entre os países latino-americanos. O presidente brasileiro tem questionado, frequentemente, o fato dos países serem obrigados a fazer seu comércio lastreado em dólar. Para Lula, a moeda comum sul-americana reduziria os custos operacionais e a vulnerabilidade externa dos países do bloco. Ele e o presidente argentino, Alberto Fernandez, no início do ano, chegaram a publicar uma carta conjunta defendendo a ideia.

Mercosul

Fazem parte do Mercosul Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela, que chegou a ser suspensa. A Bolívia está em processo de adesão. Países do Mercosul estiveram reunidos no Brasil, no mês de maio, no encontro da Unasul, outro bloco de integração da América do Sul.

Viagens internacionais

Antes da viagem para a Argentina, nos dias 3 e 4 de julho, Lula viaja para a França, nos dias 22 e 23 de junho, quando se reúne com o presidente francês Emmanuel Macron. Na mesma data, Lula poderá visitar o Papa Francisco. Desde que assumiu a presidência, há seis meses, o petista já fez dez viagens internacionais. Ainda neste ano, além da França e da Argentina, Lula deve participar da reunião de cúpula dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), em agosto, na Africa do Sul.

Por

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista na Itatiaia e analista de política na CNN Brasil. Na rádio, idealizou e conduziu o Podcast 'Abrindo o Jogo', que entrevistou os principais nomes da política brasileira. Está entre os jornalistas que mais fizeram entrevistas exclusivas com presidentes da República nos últimos 10 anos, incluindo repetidas vezes Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Mestre em ciência política pela UFMG, e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México), está na Itatiaia desde 2006, onde também foi também apresentadora. Como repórter, registra no currículo grandes coberturas nacionais e internacionais, incluindo eventos de política, economia e territórios de guerra. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil. Em 2025, venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados na categoria Rádio e Texto.