Belo Horizonte
Itatiaia

Lula diz que não fará “bravata” para reduzir preço dos alimentos e defende aumento da produção

Presidente destacou que a alta nos preços dos alimentos é “sempre muito ruim” por afetar os mais pobres

Por e 
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante coletiva à imprensa, no Palácio do Planalto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (30) que não fará nenhuma “bravata” para reduzir o preço dos alimentos. Segundo ele, esse processo ocorrerá com a melhora nas condições de produção.

“Eu não tomarei nenhuma medida daquelas que são bravata. Não farei cota [de compras], não colocarei helicóptero para viajar fazenda e prender boi, como foi feito no tempo do Plano Cruzado. Não vou estabelecer nada que possa significar o surgimento de mercado paralelo”, disse o petista em entrevista coletiva no Palácio do Planalto.

Lula defendeu o aumento da produção, principalmente na pequena e média agricultura, com novas medidas de financiamento e modernização. O presidente destacou que a alta nos preços dos alimentos é “sempre muito ruim” por afetar os mais pobres e disse que quer conversar com os produtores para entender as razões da elevação.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), considerado a prévia da inflação, apontou uma alta nos preços de bens e produtos de 0,11% em janeiro e segue pressionado pela alta no valor dos alimentos e bebidas.

Por causa dessa expansão, o governo vem discutindo estratégias para reduzir o preço dos alimentos, como mudanças nas regras do Programa de Alimentação ao Trabalhador (PAT).

Por

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.

Por

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio

Tópicos