Belo Horizonte
Itatiaia

Grupo de Marcelo Aro pode ir para a base de Fuad Noman

Acordo foi discutido em reunião na última sexta-feira (30) entre o prefeito, a deputada federal Nely Aquino e o ex-deputado Marcelo Aro

Por
Prefeitura Municipal de Belo Horizonte
Prefeitura Municipal de Belo Horizonte  • Stênio Lima

O grupo do deputado federal Marcelo Aro (PP) na Câmara Municipal de Belo Horizonte pode ir para a base do prefeito Fuad Noman (PSD). O acordo teria sido encaminhado em uma reunião na Prefeitura de Belo Horizonte última sexta-feira (30), mas não está fechado.

Na sala do prefeito, segundo fontes da coluna, estavam a deputada federal Nely Aquino (Podemos) e o ex-deputado federal Marcelo Aro (PP). Enquanto isso, no Salão Nobre, sete vereadores participavam de uma reunião com o Superintendente Municipal de Mobilidade Urbana, André Dantas, sobre projeto de R$ 500 milhões que o prefeito apresentou à Câmara para subsidiar empresas de ônibus e que a prefeitura quer que seja aprovado.

No acordo, o prefeito deve ceder as secretarias de Meio Ambiente, Educação, a Fundação de Parques e a Belotur, conforme adiantado pela coluna em março. Um dos nomes indicados é o do ex-deputado estadual Zé Reis (Podemos), que fez dobradinha com Nely Aquino nas eleições. Também deve ser trocado o Secretário de Desenvolvimento, Adriano Faria, que era da confiança de Marcelo Aro, mas os dois teriam rompido no processo de eleição da presidência da Câmara.

O grupo de Aro está aguardando a publicação das indicações no Diário Oficial do Município. Ao todo são, pelo menos, 15 parlamentares. A reunião de sexta-feira para encaminhar o acordo já surtiu efeito. Nesta segunda-feira (3), o prefeito Fuad Noman esteve na Câmara para prestação de contas e não foi hostilizado.

Vereadores que fazem parte da atual base estão desconfortáveis com os rumores de que o grupo de Aro possa ter as reivindicações atendidas antes dos próprios aliados de primeira ordem do prefeito.

Por

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista na Itatiaia e analista de política na CNN Brasil. Na rádio, idealizou e conduziu o Podcast 'Abrindo o Jogo', que entrevistou os principais nomes da política brasileira. Está entre os jornalistas que mais fizeram entrevistas exclusivas com presidentes da República nos últimos 10 anos, incluindo repetidas vezes Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Mestre em ciência política pela UFMG, e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México), está na Itatiaia desde 2006, onde também foi também apresentadora. Como repórter, registra no currículo grandes coberturas nacionais e internacionais, incluindo eventos de política, economia e territórios de guerra. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil. Em 2025, venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados na categoria Rádio e Texto.