Lula volta a criticar a gestão Bolsonaro na pandemia: 'É crime'
O candidato à reeleição pelo PT visitou o Hospital do Amor em Barretos, no interior de São Paulo, e defendeu o SUS e as vacinas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à reeleição pelo PT, cumpriu agendas neste sábado (5) no interior de São Paulo. Primeiro, no meio da manhã, esteve o lado do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), e do candidato ao governo de São Paulo Fernando Haddad (PT), além das candidatas ao Senado, Marina Silva (Rede) e Simone Tebet (PSB), no Diretório de Reabilitação Moderna do Hospital de Amor, em Barretos (SP).
No local, Lula defendeu o Sistema Único de Saúde (SUS) e as vacinas, relembrou a época da pandemia da Covid-19 e como o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro desacreditou os medicamentos. Ele afirmou que a conduta da gestão Bolsonaro durante a crise sanitária é um "crime"
"Ninguém está exigindo que o governo da época soubesse cuidar da Covid-19. Não era o papel dele. A única coisa que se pedia era: ouça a ciência. Nós temos especialistas, nós temos gente boa no Brasil inteiro que estão nos ensinando como é que faz. Não desmereça a vacina, pelo amor de Deus. Dizer que vacina faz a pessoa virar gay, dizer que vacina faz a pessoa virar jacaré. É crime", disse Lula.
Encontro com Trump
Depois, Lula esteve em São José do Rio Preto (SP), onde discursou para apoiadores. O candidato à reeleição disse que vai tentar se encontrar com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, quando for a Nova York no fim do mês para a Assembleia-Geral da ONU, e que vai sugerir que ele use o Pix ao invés de criticar o sistema.
“Além de a gente fazer a chamada revolução digital, nós já temos, de um lado, um governo digital. Nós já temos 178 milhões de pessoas que se conectam com o governo pelo GovBR. Nós estamos quase perto de atingir toda a população brasileira, para as pessoas terem informação. E o exemplo disso é que o presidente dos Estados Unidos quer acabar com o PIX. Mas eu, agora, eu vou para a ONU, vou encontrar com o Trump e vou dizer para ele, Trump, faça um PIX, que você vai ver o quanto será bom a economia digitalizada melhor do mundo”, afirmou o petista.
Lula encerra os compromissos em São Paulo, na tarde deste sábado (5), com uma vistoria técnica das obras de reforma e adaptação da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), que abrigará em definitivo as atividades do novo campus.
Yuri Cavalieri é jornalista e pós-graduado em política e relações internacionais. Tem mais de 13 anos de experiência em rádio e televisão. É correspondente da Itatiaia em São Paulo. Formado pela Universidade São Judas Tadeu, na capital paulista, começou a carreira na Rádio Bandeirantes, empresa na qual ficou por mais de 8 anos como editor, repórter e apresentador. Ainda no rádio, trabalhou durante 2 anos na CBN, como apurador e repórter. Na TV, passou pela Band duas vezes. Primeiro, como coordenador de Rede para os principais telejornais da emissora, como Jornal da Band, Brasil Urgente e Bora Brasil, e repórter para o Primeiro Jornal. Em sua segunda passagem trabalhou no núcleo de séries e reportagens especiais do Jornal da Band.



