Itatiaia

Eleições 2026: com gritos de apoiadores, ex-presidente Dilma Rousseff vota em BH

Quando Dilma chegou, ela foi recebida aos gritos por apoiadores; uma multidão estava em frente à seção onde vota a ex-presidente do Brasil.

Por e 
Dilma Rousseff vota em BH
Denilton Dias/ Itatiaia

A ex-presidente da República, Dilma Rousseff, votou na manhã deste domingo (25) no Colégio Santa Marcelina, na Região da Pampulha, em Belo Horizonte. Ela foi recebida com gritos do público.

Quando Dilma chegou, ela foi recebida aos gritos por apoiadores. Uma multidão estava em frente à seção onde vota a ex-presidente do Brasil.

Ela estava acompanhada do sobrinho-neto, o deputado federal eleito Pedro Rousseff (PT), do deputado federal Rogério Correia (PT) e também da deputada federal eleita Bella Gonçalves (PT).

No primeiro turno, Dilma foi recebida tanto por apoiadores quanto por opositores, que a vaiaram. Ela precisou ser retirada do local devido ao risco de agressão. Dessa vez, não houve vaias.

Primeiro turno

No primeiro turno das eleições, Flávio Bolsonaro assumiu a primeira colocação com 56.104.268 votos, ou 47,03% dos válidos. O presidente Lula, por sua vez, obteve 53.876.617 votos (45,16%). A diferença entre os dois candidatos foi de pouco mais de 2,2 milhões, a menor entre adversários desde que o país voltou a ter eleições livres para presidente em 1989.

O balanço oficial da Justiça Eleitoral contabilizou 119.300.788 votos válidos. Brancos somaram 2.300.781 (1,84%) e nulos atingiram 3.674.149 (2,93%). Essa eleição bateu o recorde histórico de abstenção, com 33 milhões de eleitores ausentes, ou 21% do eleitorado total.

Nesse ínterim, entre uma votação e outra, os dois candidatos disputaram cerca de 48,7 milhões de eleitores que optaram por votar em um candidato de terceira via, que votaram em branco e nulo, ou que se abstiveram de votar. Esse inclusive, foi o mote da campanha de Lula, que, durante pouco mais de 20 dias, buscou atrair cidadãos que não votaram no incumbente.

Perfil dos candidatos

Flávio Bolsonaro (PL): aos 45 anos, o advogado, ex-deputado estadual e atual senador pelo Rio de Janeiro disputou a Presidência da República pela primeira vez. Natural de Resende (RJ), compôs sua chapa com o deputado federal alagoano Alfredo Gaspar (PL), de 56 anos, como candidato a vice-presidente.

Luiz Inácio Lula da Silva (PT): aos 80 anos, o atual chefe do Executivo é natural de Garanhuns (PE). Com trajetória marcada pela liderança sindical, governou o Brasil por dois mandatos consecutivos (2003–2010) e busca a reeleição para consolidar seu quarto período na chefia do Estado. Sua chapa repete a aliança com o vice-presidente, médico e ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB), de 73 anos.

As seções eleitorais abriram às 8h e fecham às 17h (horário de Brasília). A apuração dos votos começa logo após o encerramento do pleito, com cobertura em tempo real em todo o país.

Por

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem anterior pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, integra a cobertura da editoria de Política.

Por

Formada pela PUC Minas, Maria Fernanda Ramos é repórter das editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.

 

 

Belo Horizonte