Itatiaia

Delação de Mauro Cid: Flávio Bolsonaro era contra um golpe, e Eduardo era a favor

Cid menciona a existência de grupos divididos em moderados, radicais e menos radicais

Por e 
O senador Flávio Bolsonaro (esq.) e o deputado Eduardo Bolsonaro (dir.) • Pedro França/Agência Senado

Os filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), tinham opiniões divergentes sobre a reação do pai após a derrota nas eleições de 2022. É o que aponta a delação do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, tenente-coronel Mauro Cid.

O sigilo da delação foi derrubado nesta quarta-feira (19) pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Flávio Bolsonaro se opunha a um golpe de Estado, enquanto Eduardo o apoiava, segundo Mauro Cid, que afirmou que o senador integrava um grupo "conservador", chamado por Cid de "moderado", favorável a aceitar o resultado das eleições.

Composto por políticos e membros das Forças Armadas, o grupo, do qual Flávio fazia parte, aconselhava o presidente a “mandar o povo para casa” e a se posicionar como um grande líder da oposição.

“[Mauro Cid diz] que tinha um grupo bem conservador, de linha bem política; que [o grupo] aconselhava o presidente [Bolsonaro] a mandar o povo para casa e a colocar-se como um grande líder da oposição; que diziam que o povo só queria um direcionamento; que para onde o presidente mandasse, o povo iria”, indica a delação.

Por

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Centro Universitário e Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Foi finalista do Prêmio CNT de Jornalismo em 2025. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia.

Por

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio

Tópicos
 

 

Belo Horizonte