Damares divulga lista de igrejas e pastores citados em requerimentos da CPMI do INSS

Nota da senadora responde a críticas públicas e afirma que informações são oficiais e aprovadas pela comissão

Damares divulga requerimentos da CPMI do INSS que citam igrejas e líderes religiosos

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) divulgou uma lista de igrejas e líderes religiosos que constam em requerimentos aprovados pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, que investiga fraudes bilionárias em benefícios previdenciários. A publicação ocorre após cobranças públicas, entre elas do pastor Silas Malafaia.

Autora do requerimento que criou a CPMI, instalada em 2025, Damares atua como membro titular desde o início dos trabalhos. A divulgação ocorreu depois de Malafaia criticar a senadora por citar a existência de “grandes igrejas” e “grandes pastores” envolvidos no esquema sem mencionar nomes, chegando a chamá-la de “linguaruda”. Damares chegou a afirmar que a comissão tem sofrido pressões para dificultar o avanço das investigações, justamente após a identificação de instituições religiosas e líderes religiosos nos fluxos financeiros analisados.

Conteúdo da nota

Na nota publicada, a senadora afirma que todos os dados divulgados são públicos, constam em documentos oficiais e foram aprovados pelos integrantes da CPMI. Segundo ela, os requerimentos têm como base Relatórios de Inteligência Financeira (RIFs), informações da Receita Federal e outros dados oficiais obtidos legalmente pela comissão.

Damares sustenta que a investigação não tem caráter religioso ou ideológico, mas busca esclarecer possíveis desvios de recursos públicos e proteger aposentados, pensionistas e investidores. A senadora reforça que a apuração respeita o devido processo legal e a presunção de inocência.

Leia também

Entre os requerimentos citados na nota estão pedidos de quebra de sigilo e convocações aprovados pela CPMI:

  • REQ 2746/2025: Transferência de sigilo da Igreja Adoração
  • REQ 2745/2025: Transferência de sigilo da Igreja Assembleia de Deus Ministério do Renovo
  • REQ 2635/2025: Transferência de sigilo do Ministério Deus Fiel Church SeteChurch
  • REQ 2636/2025: Convite a Cesar Belucci do Nascimento, líder religioso
  • REQ 2638/2025 e 2734/2025: Convocação de André Machado Valado, líder religioso
  • REQ 2728/2025: Transferência de sigilo de André Machado Valado
  • REQ 2639/2025: Convite a Pricles Albino Gonçalves, líder religioso
  • REQ 2642/2025: Convite a Fabiano Campos Zettel, empresário e líder religioso
  • REQ 2826/2025: Convite a André Fernandes, líder religioso
  • REQ 2640/2025: Transferência de sigilo da Igreja Evangélica Campo de Anatote

A divulgação da lista amplia o debate em torno das fraudes investigadas pela CPMI do INSS e do possível uso de instituições religiosas para a movimentação irregular de recursos. A comissão segue com os trabalhos de análise documental, oitivas e cruzamento de dados financeiros.

Até o momento, os citados nos requerimentos não são considerados culpados, e a CPMI reforça que as medidas adotadas visam aprofundar a apuração dos fatos dentro dos limites legais.

Aline Pessanha é jornalista, com Pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela FACHA - RJ. Possui passagem pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, como repórter de TV e de rádio, além de ter sido repórter na Inter TV, afiliada da Rede Globo.

Ouvindo...