Itatiaia

CPMI do INSS: relator apresenta plano de trabalho com foco em irregularidades desde 2015

Apurações devem abranger fraudes no instituto nos governos Dilma, Temer, Bolsonaro e Lula

Por
Relator Alfredo Gaspar apresentou plano de trabalho nesta terça-feira
O relator Alfredo Gaspar junto com o presidente da CPMI, o senador Carlos Vianna • Geraldo Magela/Agência Senado

O relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, deputado Alfredo Gaspar (União Brasil-AL), apresentou nesta terça-feira (26) o plano de trabalho com seis eixos centrais de investigação.

Leia mais: Oposição e base se unem e escolhem nome para vice-presidência da CPMI do INSS

Os seis eixos definidos são:

  • Mapeamento do esquema fraudulento e modus operandi;
  • Identificação e responsabilização dos envolvidos;
  • Impacto nas vítimas e no erário;
  • Rastreamento do caminho do dinheiro;
  • Análise de falhas institucionais e dos mecanismos de controle.

Requerimentos

A CPMI começou os trabalhos com mais de 900 pedidos de requerimento, mas a expectativa é de que apenas 35 sejam votados nesta terça-feira. Entre eles está o requerimento para convocação de autoridades para esclarecer as fraudes nos descontos associativos do INSS.

Também foram apresentados pedidos para chamar ex-ministros da Previdência Social de diferentes governos: Eduardo Gabas (Dilma Rousseff), Marcelo Caetano (Michel Temer), José Carlos Oliveira (Jair Bolsonaro) e Carlos Lupi (Lula 3) — este último deixou o cargo em maio, após a revelação do esquema.

Por

Repórter de política em Brasília, com foco na cobertura dos Três Poderes. É formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) e atuou por três anos na CNN Brasil, onde integrou a equipe de cobertura política na capital federal. Foi finalista do Prêmio de Jornalismo da Confederação Nacional do Transporte (CNT) em 2023.

Tópicos
 

 

Belo Horizonte