Contrato da Copasa com BH viabiliza investimentos em municípios de Minas, diz presidente
Em entrevista ao CNN Money, a presidente Marília Carvalho de Melo diz que a recém-privatizada companhia garantirá o serviço de água e esgoto aos 636 municípios em que atua com o chamado "subsídio cruzado"

A presidente da Copasa, Marília Carvalho de Melo, afirmou que a companhia de água e esgoto recém-privatizada levará os investimentos necessários a todos os municípios de Minas Gerais. O governo do estado concluiu nesta terça-feira (16), em cerimônia na Bolsa de Valores de São Paulo, a B3, o processo de privatização da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).
Atualmente, a Copasa fornece serviços a 636 municípios mineiros e o processo de privatização levou a questionamentos de alguns prefeitos, com receios de que a desestatização poderia deixar os municípios menores e menos lucrativos desatendidos.
"É importante a gente lembrar qual é o modelo regulatório de Minas Gerais, que é o modelo discricionário. Ele traz o conceito de 'subsídio cruzado', exatamente para que municípios como Belo Horizonte, em que já renovamos o contrato até 2073 e é um pilar financeiro muito importante para a companhia, possa garantir os investimentos necessários em todos os municípios do estado de Minas Gerais que atuamos", disse ao CNN Money.
Mais de 600 prefeituras ainda não assinaram aditivos ou renovações até 2073. O Novo Marco Legal do Saneamento Básico, aprovado e sancionado em 2020, estabelece metas de universalizar os serviços de água potável a 99% da população e de coleta e tratamento de esgoto a 90% até 2033.
Com colaboração de Fabricio Julião, da CNN Brasil, em São Paulo
Correspondente da Rádio Itatiaia em São Paulo. Apresentador do quadro Palavra Aberta e debatedor do Conversa de Redação. Ingressou na emissora em 2023. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. Na Band, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na Band News FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do Band News TV. Vencedor de nove prêmios de jornalismo. Em 2023, foi reconhecido como um dos 30 jornalistas mais premiados do Brasil.



