Conferência da Juventude tem relatos de agressão e bandeira de movimento queimada; vídeo
Evento ocorre em centro de convenções de Brasília e reúne ala jovem de diversos partidos

Militantes de alas de juventude dos partidos Novo e Podemos, assim como membros da União Juventude e Liberdade (UJL), disseram terem sido agredidos por militantes de outros partidos durante a 4ª Conferência Nacional de Juventude, em Brasília, na tarde do último sábado (16).
Em imagens que circulam nas redes sociais, o grupo, que gravava vídeos, foi atacado com água, empurrões e declarações provocadoras. Um dos vídeos divulgado nas redes sociais mostra uma das jovens, atingida por água, questionando a situação. Em outro vídeo, um grupo aparece ateando fogo na bandeira da UJL sob o som do coro: 'tem que queimar'.
Eleito delegado da Conferência para representar a Juventude do Podemos, César Péret afirma que o encontro e a juventude brasileira não pertencem a um partido político ou ideologia e que, situações como estas atrapalham a participação dos jovens na política.
"A juventude brasileira foi quem mais perdeu com essas discussões e agressões que tomaram o espaço de debates essenciais sobre políticas públicas", afirma.
Presidente da Juventude do partido Novo, Matheus Biancardine, também estava presente no evento e denunciou a agressão em um boletim de ocorrência.
"A agressão injusta que sofremos acaba com a legitimidade de qualquer perspectiva de democracia na conferência", declara.
Segundo Biancardine, após o incidente a polícia precisou esvaziar o plenário para controlar a situação, além de ter que escoltá-los.
Gabriela Toral foi uma das jovens que afirma ter sido agredida na ocasião. A jovem que compareceu ao evento para representar a União Juventude e Liberdade (UJL), movimento que não é ligado a um partido político específico, afirma ter sido atingida por um tapa e que a partir deste momento, vários outros integrantes iniciaram as agressões e precisou ser retirada pela polícia do local.
A Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF), acionada para conter o tumulto, foi procurada pela reportagem da Itatiaia, mas ainda não se pronunciou sobre o ocorrido. O partido Novo, por meio de nota à imprensa, repudiou atos e relatou que materiais de lideranças dos partidos foram tomados e queimados pelos militantes de oposição. O texto ainda menciona que ao menos duas pessoas precisaram ser levadas para a enfermaria após as agressões.
Envolvidas denunciam transfobia
A estudante Lana Larrá, uma das apontadas como agressoras, afirma que a situação não aconteceu da forma que foi apontada pelos denunciantes. A jovem que é trans e foi eleita para representar o Pará, afirma que durante a convenção sofreu diversas violências verbais e físicas e denuncia transfobia. “Começaram as piadinhas transfóbicas de uma forma que não desse para todo mundo ouvir. Eu não aguentei mais as piadinhas” desabafa. Lana ainda afirma que, durante a sessão, um vídeo foi gravado visando ridicularizá-la. A estudante, que é ativista contra a LGBTQIAPN+fobia, afirma que a reação foi um ato de legítima defesa e que a situação fez com que ela passasse mal e precisasse sair do local de ambulância.
A militante Angel Queen, de 21 anos, reafirma a versão dada pela colega. Angel afirma ter sido agredida em diversos momentos durante a confusão e que sinalizou para a coordenação sobre o conflito e que nenhuma medida foi tomada. Representante do Rio de Janeiro na convenção, a jovem, que afirma também ter sido alvo de transfobia, procurou a Delegacia de Atendimento à Mulher depois do conflito para registrar ocorrência. A reportagem da Itatiaia teve acesso, com exclusividade, ao boletim de ocorrência feito pelas duas jovens.
Conferência Nacional da Juventude
A 4ª Conferência Nacional de Juventude começou na última quinta-feira (14) no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, e tem como tema "Reconstruir no Presente, Construir o Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem-Viver".
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou do evento de abertura, acompanhado pela primeira-dama Janja. O evento termina neste domingo (17) e reúne jovens de todo o país para discutir políticas públicas para a faixa etária de 15 a 29 anos.
Repórter de Política Nacional e Internacional na rádio Itatiaia. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e pós-graduanda em Comunicação Governamental na PUC Minas. Sólida experiência no Legislativo e Executivo mineiro. Premiada na 7ª Olimpíada Nacional de História do Brasil da Universidade de Campinas.
