Belo Horizonte
Itatiaia

Cid ficará frente a frente com ex-assessor de Bolsonaro para esclarecer contradições

Ministro Alexandre Moraes, do STF, autorizou acareação

Por e 
Mauro Cid foi fardado a depoimento na CPMI
Mauro Cid foi fardado a depoimento na CPMI • Geraldo Magela/Agência Senado

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta quarta-feira (6) a realização de uma acareação entre o ex-assessor de Jair Bolsonaro (PL), Marcelo Câmara, e o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente.

  • A declaração de Cid apontando que Câmara teria acessado e manipulado minutas golpistas que supostamente foram apresentadas durante reuniões no Palácio da Alvorada; 
  • A afirmação de Cid de que Câmara realizou o monitoramento contínuo de Moraes, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do vice-presidente Geraldo Alckmin; 
  • Falas de Cid sobre o conhecimento de Câmara em relação aos motivos para realizar o monitoramento das autoridades e a sua ligação com o kid preto Rafael Martins de Oliveira. 

Câmara é réu no núcleo 2 do inquérito que investiga uma suposta tentativa de golpe após as eleições de 2022. Já Mauro Cid é delator do processo e integra o núcleo 1 da denúncia.

O ex-assessor de Bolsonaro está preso sob a suspeita de tentar obter ilegalmente informações sigilosas sobre a delação de Cid.

De acordo com a decisão de Moraes, Câmara deve comparecer de forma presencial na acareação e deve utilizar tornozeleira eletrônica. Além disso, o ex-assessor de Bolsonaro também está proibido de se comunicar com qualquer pessoa que não seja seu advogado.

Por

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Centro Universitário e Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Foi finalista do Prêmio CNT de Jornalismo em 2025. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia.

Por

Repórter de política em Brasília, com foco na cobertura dos Três Poderes. É formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) e atuou por três anos na CNN Brasil, onde integrou a equipe de cobertura política na capital federal. Foi finalista do Prêmio de Jornalismo da Confederação Nacional do Transporte (CNT) em 2023.

Tópicos