Gatas tricolores não são todas iguais: saiba a diferença entre ‘escaminha’ e gata calico

A principal diferença está na distribuição das cores e na presença do branco; ‘a beleza desse pet está na aleatoriedade’, dizem especialistas

A presença de grandes áreas brancas na gata Calico é o que “organiza” as outras cores

Todo mundo já reparou em gatas cuja pelagem mistura tons de preto, laranja e branco. No Brasil, esses animais são popularmente chamados de gatas tricolores, mas, para a genética e para as associações de criadores, existem nomes específicos para cada padrão: a Calico e a Escaminha.

A principal diferença está na distribuição das cores e na presença do branco. Segundo o padrão visual reconhecido pela Federação Felina Brasileira (FFB), entidade que segue as normas internacionais de registro de raças, a gata Calico é aquela de manchas coloridas nitidamente separadas sobre um fundo predominantemente branco.

Nelas, o preto e o laranja formam blocos sólidos e bem definidos, uma aparência de “remendos”. Já a gata Escaminha, o preto e o laranja aparecem mesclados, como se tivessem sido salpicados, com pouco ou quase nenhum branco presente na pelagem. Essa variação ocorre devido à forma como os pigmentos se manifestam durante o desenvolvimento do embrião.

Segundo a médica veterinária e geneticista Aline Zoppa, a presença de grandes áreas brancas na gata Calico é o que “organiza” as outras cores:

“O gene do branco, tecnicamente chamado de piebaldismo, retarda a migração das células de pigmento. Quando o gato tem muito branco, as cores laranja e preto têm menos espaço para se espalharem, por isso acabam formando manchas grandes e separadas. Nas escaminhas, sem o branco para frear essa migração, as cores se misturam por todo o corpo”, diz.

Ainda de acordo com a especialista, a beleza dessas gatas está na aleatoriedade. “Nenhuma gata tricolor é igual à outra. Mesmo que você tente clonar uma Calico, as manchas nascerão em lugares diferentes, pois essa distribuição é definida por um processo aleatório no ventre materno”, afirma.

Leia também

A Itatiaia organizou as principais características visuais para você não errar na identificação:

  • Padrão Calico

Apresenta três cores bem distintas: branco, preto e laranja. O branco geralmente ocupa mais de 25% do corpo, e as manchas coloridas são separadas e sólidas.

  • Padrão Escaminha

As cores preto e laranja estão misturadas de forma caótica, criando um efeito de mosaico. Não há branco ou aparece apenas em pequenas faixas discretas.

  • Padrão diluído

Tanto a Calico quanto a Escaminha podem aparecer em tons “pastel”. Nesses casos, o preto vira cinza e o laranja vira creme, mas a regra de separação das manchas é a mesma.

Jessica de Almeida é repórter multimídia e colabora com reportagens para a Itatiaia. Tem experiência em reportagem, checagem de fatos, produção audiovisual e trabalhos publicados em veículos como o jornal O Globo e as rádios alemãs Deutschlandfunk Kultur e SWR. Foi bolsista do International Center for Journalists.

Ouvindo...