Tutores e celebração de São Francisco: Cuidado com os animais
Homenagem ao protetor dos animais e dicas para colaborar na proteção animal na região

No último dia 04 de outubro, a celebração do dia de São Francisco de Assis marcou a homenagem ao santo, considerado o protetor dos animais e o padroeiro do meio ambiente. São Francisco, nascido na cidade de Assis, na Itália, em 1182, e falecido em 04 de outubro de 1226, deu origem a essa data comemorativa.
A relação de São Francisco com os animais é envolta por várias versões históricas. Uma delas narra que bandos de andorinhas costumavam seguir o santo durante suas peregrinações, sempre formando uma cruz. Em outras narrativas, São Francisco teria mantido conversas com Deus por meio de lobos, pássaros e outras criaturas do reino animal.
Na igreja de São Francisco de Assis, localizada no Centro de Ouro Preto, a quarta-feira foi marcada pela presença de tutores que levaram seus animais de estimação e plantas para receber as bênçãos de proteção.
Se você deseja contribuir com a proteção e o cuidado dos animais, assim como São Francisco, Luciana Salles, presidente da ONG IDDA, destaca diversas formas de colaboração.
"Dá para ajudar de diversas formas, não precisa ser apenas de maneira presencial, pode ser remotamente. A distância oferece várias maneiras de auxiliar. Você pode ser um lar temporário, um padrinho, apadrinhando com um valor mensal, pois cada pequena doação contribui para ajudar em mais casos", disse Luciana.
A presidente também falou sobre os altos custos da ONG no resgate de animais:
"Nenhum dos casos que resgatamos é gratuito. Todas as internações e o trabalho em parceria com clínicas têm custos, geralmente significativos devido às circunstâncias em que os animais são resgatados e ao tempo necessário para os cuidados", afirmou a presidente.
Isabela Vilela é repórter multimídia na Itatiaia Ouro Preto desde 2022. Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), é mestranda em Comunicação pela mesma instituição, pesquisando sobre a produção jornalística em plataformas digitais. Antes, passou pela Agência Primaz de Comunicação e atuou como Copywriter e Produtora de Conteúdo em organizações sociais de Minas Gerais e São Paulo.
