Itatiaia

Saneouro defende perfuração de poço como solução para falta de água em Lavras Novas

Empresa afirma que a única medida eficaz é a perfuração de um poço profundo e aguarda autorização para iniciar a obra, enquanto a escassez de chuvas afeta o manancial atual.

Por

A Saneouro, empresa responsável pelo fornecimento de água em Ouro Preto e região, emitiu um comunicado nesta terça-feira (5) sobre a falta de água em Lavras Novas. A empresa esclareceu que a solução definitiva para o problema é a perfuração de um poço profundo. Esse método já foi adotado com êxito no distrito vizinho de Santa Rita de Ouro Preto, onde garante abastecimento regular desde agosto de 2023.

A Saneouro informou que o atual manancial que abastece Lavras Novas está com níveis reduzidos devido à escassez de chuvas e mudanças climáticas. A perfuração de um poço profundo, que acessa água subterrânea, é considerada a solução mais adequada para garantir estabilidade no abastecimento.

A empresa relatou que representantes da Associação de Moradores de Lavras Novas e da mesa diretora da Irmandade local foram informados sobre a necessidade urgente da perfuração do poço. Desde 2023, a Saneouro tem buscado avançar com o projeto, mas não obteve resposta das entidades comunitárias.

A empresa também destacou que o uso de caminhões-pipa é uma medida emergencial e não resolve o problema de abastecimento a longo prazo. Em agosto de 2024, foram enviados 530 mil litros de água para o distrito por meio de caminhões, e no dia 4 de setembro, mais 70 mil litros foram entregues. A Saneouro aguarda a autorização necessária para iniciar a obra, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida no distrito.

Por

Laura Gorino é mineira e jornalista formada pela UFOP. Atualmente como repórter multimídia na Itatiaia, com passagem prévia pela filial da rádio em Ouro Preto.

 

 

Belo Horizonte
Saneouro defende perfuração de poço como solução para falta de água em Lavras Novas | Rádio Itatiaia