Itatiaia

Prefeitura anuncia novo local para Aniversário de Ouro Preto em 2025

Evento será realizado no Centro de Convenções da UFOP após decisão judicial que impede uso da Praça Tiradentes

Por
Coletiva de Imprensa
Laura Gorino

A programação do Festival de Inverno e das comemorações do aniversário de Ouro Preto será concentrada no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto e na Praça da Universidade. Neste ano, os eventos ocorrem de forma integrada e foram deslocados da Praça Tiradentes por decisão judicial que impede a realização das atividades no local.

A UFOP é parceira da Prefeitura na organização das ações culturais e disponibilizou seus espaços para a realização das atividades previstas. O local contará com estrutura de palco, telões, banheiros e áreas de alimentação.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Flávio Malta, serão instalados dois portais de acesso na Rua Diogo de Vasconcelos. A estimativa é de que até 8 mil pessoas acompanhem os eventos dentro do Centro de Convenções, com outras 4 mil do lado de fora. A transmissão por telões garantirá a visibilidade. Também está em estudo o uso da Rua Viturino Dias para receber parte do público.

A secretária-adjunta de Turismo, Sônia Rezende, informou que a programação inclui apresentações musicais e peças teatrais, e destacou a parceria com a UFOP como parte do planejamento integrado das festividades.

Durante a coletiva, o prefeito Angelo Oswaldo relembrou a criação do Centro de Convenções da UFOP, que contou com a participação do então vice-presidente da República. Ele afirmou que a Praça da Universidade foi projetada para acolher iniciativas como essa.

O prefeito também mencionou que a Praça Tiradentes não será descartada para eventos futuros, embora esteja momentaneamente indisponível. Sobre o Morro da Forca, afirmou que não há risco estrutural, e que a obra segue pendente por envolver outros órgãos, como o Governo Federal.

O presidente da Câmara Municipal, Vantuir Silva, ressaltou a importância do festival para a cidade e a participação do Legislativo nas comemorações.

A programação integrada começa nesta sexta-feira (4), na Casa da Ópera. No sábado (5), a Orquestra Ouro Preto e o Carlinhos Brown se apresenta no Centro de Convenções. Os demais shows ocorrem ao longo do final de semana.

Por

Laura Gorino é mineira e jornalista formada pela UFOP. Atualmente como repórter multimídia na Itatiaia, com passagem prévia pela filial da rádio em Ouro Preto.