Ouro Preto amplia vacinação contra gripe para toda a população
Imunização passa a contemplar toda a população acima de seis meses

A Prefeitura de Ouro Preto ampliou a campanha de vacinação contra a Influenza e passou a disponibilizar a imunização para toda a população acima de seis meses de idade. As doses podem ser recebidas nas Unidades Básicas de Saúde do município e também no Vacimóvel, instalado na UPA Dom Orione.
No Vacimóvel, o atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Aos sábados, domingos e feriados, a vacinação é realizada das 10h às 19h.
A vacina contra a gripe é considerada a principal forma de prevenção contra complicações causadas pelo vírus Influenza, especialmente entre idosos, crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas. A imunização é atualizada anualmente para aumentar a proteção contra as cepas em circulação.
Além da vacinação, a Secretaria de Saúde reforça a importância de medidas preventivas para reduzir a transmissão de doenças respiratórias, como lavar as mãos com frequência, utilizar álcool em gel, cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar e manter ambientes ventilados.
Dados divulgados pela Prefeitura de Ouro Preto apontam que o município registrou, em 2025, 53 notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e quatro mortes relacionadas à Influenza A.
Em todo o país, o Ministério da Saúde também monitora o avanço das doenças respiratórias. Em 2026, o Brasil já ultrapassou a marca de 23 mil casos de SRAG, sendo que parte significativa das ocorrências com identificação viral está associada à Influenza.
Além da vacina contra a gripe, o município também oferece outros imunizantes do calendário vacinal, como BCG, Dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, Febre Amarela, Hepatite A e B, HPV, Meningite, Pentavalente, Covid-19, Pneumo 10, Rotavírus, Triviral, Varicela e VSR.
A orientação da Secretaria Municipal de Saúde é para que os moradores aproveitem a campanha para atualizar a caderneta de vacinação e manter a proteção em dia.
Sabrine Varjão é graduanda em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto. Natural de São Paulo (SP), se apaixonou pela comunicação na Região dos Inconfidentes. Suas principais áreas de interesse são política, cultura e esportes.

