Governo de Minas lança curso técnico em turismo com vagas em Ouro Preto
Programa “Guia Minas Qualificando o Turismo” oferece formação gratuita na rede estadual, com início das aulas previsto para agosto

O Governo de Minas lançou um novo programa de qualificação profissional voltado ao turismo, com impacto direto em Ouro Preto.
A iniciativa, chamada “Guia Minas Qualificando o Turismo”, vai oferecer
na rede estadual de ensino. Na região, as aulas serão realizadas em Ouro Preto e também em Conselheiro Lafaiete.
Em Ouro Preto, o curso será ofertado na Escola Estadual Padre Afonso de Lemos. Ao todo, o programa vai chegar a 63 escolas em 61 municípios mineiros.
A formação é voltada para estudantes do ensino médio e também para quem já concluiu essa etapa. As inscrições começam no dia 15 de maio, pelo sistema estadual de matrícula, e as aulas estão previstas para começar em 3 de agosto.
O curso tem duração de um ano, com carga horária de 800 horas. A formação será dividida em duas etapas.
Na primeira, o aluno recebe certificação como operador de turismo, com conteúdos sobre planejamento de roteiros, organização de eventos e noções de segurança.
Na segunda etapa, a formação é voltada diretamente para atuação como guia de turismo, com aulas sobre condução de grupos, logística, leitura de mapas e interpretação do patrimônio cultural e ambiental.
Além da sala de aula, o curso também prevê atividades práticas, com saídas de campo e simulações.
A proposta do programa é preparar mão de obra para um setor estratégico em cidades históricas como Ouro Preto, ampliando as oportunidades de formação e inserção no mercado de trabalho.
Matheus Renovato, natural de Belo Horizonte, é repórter multimídia da Itatiaia Ouro Preto, onde está desde 2023. Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto, possui experiência prévia na Rádio UFOP. Seu interesse profissional concentra-se especialmente nas áreas de jornalismo político, cultural e esportivo.
