Festival Roteiro dos Sabores movimenta gastronomia em municípios do Circuito do Ouro
Capacitações com chefs renomados preparam empreendimentos locais para a competição que valoriza a cultura alimentar e promove inclusão social

Teve início nesta segunda-feira (2) o Festival Roteiro dos Sabores – Uma aventura cultural pela gastronomia no Circuito do Ouro, envolvendo mais de 80 empreendimentos dos municípios de Itabirito, Santa Bárbara e Barão de Cocais, em Minas Gerais.
A iniciativa busca impulsionar o turismo gastronômico e valorizar a cultura alimentar local, promovendo desenvolvimento econômico por meio da culinária regional.
A primeira fase do festival é dedicada à capacitação profissional dos participantes. Entre os dias 2 e 6 de junho, os chefs Felipe Leroy e Eduardo Avelar, da Vitrina Cozinha Artesanal, ministram oficinas em Santa Bárbara e Barão de Cocais. Em Santa Bárbara, os encontros ocorrem no CEDESP, das 14h às 17h. Já em Barão de Cocais, as aulas acontecem das 19h às 22h, na Cozinha Escola. Ambas as ações contam com o apoio das secretarias municipais de Cultura e Turismo, e do Instituto Gastronômico Colher de Pau.
A cidade de Itabirito receberá a programação entre os dias 9 e 13 de junho, das 18h às 21h, na Associação Comunitária de Acuruí, com apoio da Secretaria Municipal de Patrimônio, Cultura e Turismo.
Após as oficinas, os empreendimentos participantes irão apresentar seus produtos ao público, que poderá experimentar, votar e ajudar a eleger o vencedor do título Produto de Ouro – História e Sabor Mineiro. O encerramento do festival está previsto para os meses de agosto e setembro, com duas festas denominadas Saideiras, programadas para ocorrer em Itabirito (Acuruí) e Santa Bárbara.
Com compromisso social, o festival também contempla ações de inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiência (PCDs) em todas as etapas do projeto.
Laura Gorino é mineira e jornalista formada pela UFOP. Atualmente como repórter multimídia na Itatiaia, com passagem prévia pela filial da rádio em Ouro Preto.



