Erosão causa interdição parcial da MG-129 entre Ouro Preto e Antônio Pereira

Trecho no km 131 opera em pare e siga após afundamento do asfalto

Um trecho da MG-129, no km 131, próximo ao distrito de Antônio Pereira, em Ouro Preto, está com interdição parcial após uma erosão que provocou o afundamento do asfalto e a abertura de um buraco na pista. O problema ocorre entre o radar do trevo da Estrada da Purificação e a entrada do distrito.

No local, o tráfego funciona em sistema de pare e siga, com alternância do fluxo nos dois sentidos da rodovia. Motoristas que seguem em direção a Antônio Pereira precisam aguardar a liberação da pista para veículos que trafegam no sentido contrário. A situação provoca lentidão no trecho.

De acordo com Moisés dos Santos, secretário de Trânsito da Prefeitura de Ouro Preto, a erosão está relacionada ao período chuvoso. Ele informou que equipes da Secretaria de Obras, da Vale e da Samarco atuam no local para recuperação da via, com apoio da Ourotran na sinalização.

“Temos a Secretaria de Obras, a Vale e a Samarco realizando intervenções nesse trecho para recuperar a parte danificada nesse período chuvoso. A Ourotran está no local fazendo a sinalização para que as obras aconteçam e para garantir a segurança do tráfego”, afirmou.

Segundo Moisés dos Santos, não há previsão para liberação total da pista, uma vez que o trecho exige uma intervenção estrutural.

“O problema ocorreu em decorrência das chuvas. Não há previsão para liberação total, pois será necessária uma intervenção no local. O tráfego segue permitido, mas com restrições, devido à área que precisa ser interditada para a realização das obras”, disse.

A MG-129 é utilizada como ligação entre Mariana, distritos da região e áreas de atividade minerária, além de ser uma das principais vias de acesso ao distrito de Antônio Pereira. O prefeito de Mariana, Juliano Duarte, informou que acompanha a situação no trecho da rodovia e que o município mantém diálogo com os órgãos responsáveis sobre as medidas necessárias para o local.

O município de Ouro Preto segue sob alerta de risco geológico emitido pela Defesa Civil de Minas Gerais, em razão das chuvas registradas nos últimos dias e da previsão meteorológica até domingo, dia 21.

A Defesa Civil Municipal orienta que as ocorrências sejam comunicadas pelos telefones 199 e 3559-3121. O Corpo de Bombeiros atende pelo número 193.

Leia também

Antônia Veloso tem 25 anos, é ouro-pretana e estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto. Se interessa por diversas temáticas, como jornalismo cultural, jornalismo político e jornalismo econômico.

Ouvindo...