Itatiaia

Zelensky pede cessar-fogo aéreo à Rússia durante negociações de paz com os EUA

Presidente ucraniano afirmou que Kiev não fará ataques aéreos enquanto representantes de Donald Trump estiverem no país

Por
Presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski • Arquivo

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, propôs nesta sexta-feira (4) um cessar-fogo aéreo temporário com a Rússia durante a realização de negociações com representantes dos Estados Unidos em Kiev. A iniciativa prevê a suspensão de ataques aéreos enquanto os enviados americanos estiverem no país.

Em publicação no Telegram, Zelensky afirmou que a Ucrânia não realizará ataques aéreos durante o período necessário para as negociações e pediu que a Rússia adote a mesma medida. “Não haverá ataques aéreos de nossa parte, e a Rússia deve retribuir, garantindo silêncio e evitando ataques aéreos durante o tempo necessário para a realização das negociações e a resolução das questões logísticas relacionadas a esta visita americana”, escreveu.

Enviados de Trump vão à Rússia e à Ucrânia

A proposta ocorre durante a visita dos enviados do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, à Ucrânia e à Rússia. Steve Witkoff e Jared Kushner devem participar de reuniões nos dois países para discutir possíveis caminhos para o fim da guerra. Trump afirmou que os representantes americanos estão levando propostas para tentar encerrar o conflito entre russos e ucranianos.

Segundo Zelensky, o objetivo da visita a Kiev é promover negociações construtivas com os Estados Unidos e avaliar alternativas para colocar fim à guerra. “Veremos quais propostas Steve e Jared têm e o que Moscou dirá a eles”, afirmou o presidente ucraniano.

Zelensky conversa com secretário-geral da Otan

Zelensky também informou que conversou com o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Mark Rutte. De acordo com o presidente ucraniano, os dois concordaram sobre a necessidade de avanços nas negociações diplomáticas.

O líder da Ucrânia afirmou ainda que Rutte foi informado sobre os ataques russos, as necessidades de defesa do país e os preparativos para os encontros com representantes de Trump. Na conversa, também foram discutidos o programa da Lista de Requisitos Prioritários da Ucrânia (PURL) e a necessidade de novos mísseis Patriot para a defesa ucraniana.

“Estamos trabalhando nisso. Mark mencionou sua comunicação a respeito do programa da Lista de Requisitos Prioritários da Ucrânia (PURL) e dos mísseis Patriot necessários para nós. Obrigado pelo apoio!”, escreveu Zelensky.

Por

Acompanhe as últimas notícias produzidas pelo Estadão Conteúdo, publicadas na Itatiaia.

 

 

Belo Horizonte