Lula e Trump se encontram na Casa Branca; saiba como será protocolo de visita
Encontro na Casa Branca será discreto e prevê protocolo já estabelecido pelo governo dos Estados Unidos

O encontro entre o presidente Lula (PT) e Donald Trump, previsto para acontecer na Casa Branca, nesta quinta-feira (7), seguirá um protocolo estabelecido pelo governo dos Estados Unidos. A "visita de trabalho", como é classificada, prevê um encontro discreto e objetivo entre os líderes.
As visita de trabalho na Casa Branca acontecem com frequência. O protocolo estabelece encontros objetivos, focados em questões bilaterais entre os países — como segurança, geopolítica e acordos.
A chegada de Lula à Casa Branca deve ser discreta, pela entrada da ala oeste — onde fica o Salão Oval, escritório oficial de trabalho do presidente dos Estados Unidos. A recepção do brasileiro deve se limitar a um cumprimento rápido entre os líderes, sem cerimônica formal.
Apesar de que visitas de trabalho possam incluir um almoço a portas fechadas, não há indicações que isso deve acontecer no encontro entre Lula e Trump. O tipo de visita também não prevê agenda para os cônjuges dos líderes.
Quais assuntos devem ser tratados?
A expectativa é que Lula e Trump conversem sobre o tarifaço imposto pelo estadunidense às exportações brasileiras e os rumos da guerra contra o Irã. Além disso, poderá vir à tona a classificação de facções criminosas brasileiras, PCC e CV, como organizações terroristas e até debates sobre a exploração de minerais críticos.
Lula criticou abertamente algumas das últimas atitudes geopolíticas de Trump. Em uma dessas ocasiões, o brasileiro chegou a classificar a ofensiva dos EUA no Oriente Médio como uma “maluquice”. Lula também discordou da intervenção militar americana na Venezuela que resultou na prisão de Nicolás Maduro.
Quando aconteceu o último encontro entre Trump e Lula?
Este será o terceiro contato frente a frente entre Lula e Trump desde que o presidente americano assumiu seu segundo mandato, em 2025. O primeiro encontro, breve, aconteceu nos bastidores da Assembleia Geral da ONU, em setembro do ano passado. Um mês depois, em outubro de 2025, os presidentes se encontraram na Malásia durante a 47ª Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean). De lá para cá, Lula e Trump se falaram apenas por ligações telefônicas.
Estudante de jornalismo pela PUC Minas, Júlia Melgaço trabalhou como repórter do caderno de Gerais no jornal Estado de Minas. Também já passou por veículos de rádio e televisão. Na Itatiaia, cobre Minas Gerais, Brasil e Mundo.
Estudante de Jornalismo na PUC e apaixonada pela área, Gabriela Neves gosta de contar histórias empolgantes e desafiadoras. Na Itatiaia, cobre Minas Gerais, Brasil e mundo. Tem experiência em marketing pela Rock Content, cobertura de cidades pela Record Minas e assessoria política na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.




