Ouvindo...

Valentine’s Day: veja em quais países hoje é Dia dos Namorados e entenda porque o Brasil é ‘do contra’

Dos Estados Unidos, passando pela França, Coreia do Sul e Gana, todos têm uma motivação e forma de comemorar a data; muitos brasileiros também comemoram

Tradições no Dia de São Valentim têm peculiaridades “fofinhas” em cada país

Hoje é o Dia de São Valentim, o famoso Valentine’s Day, que celebra o amor romântico entre casais em vários países do mundo, como França, Japão, Estados Unidos, Coreia do Sul, Dinamarca, Itália, África do Sul… menos no Brasil. ❤️

A “culpa” da mudança da data para 12 de junho é do publicitário João Doria, pai do empresário, jornalista e ex-governador de São Paulo, João Dória Júnior. À época, no final da década de 40, dono da agência Standart Propaganda, ele sugeriu a mudança da data para junho por ser um mês fraco de vendas para o comércio. E o dia 12 foi escolhido por ser véspera do Dia de Santo Antônio, conhecido como o “santo casamenteiro”.

De qualquer forma, num mês ou em outro, o intuito é o mesmo: trocar presentes, flores, chocolates, cartões ou declarações de amor na web. Para a psicóloga Paula Portini, o hábito é saudável porque serve para reforçar os laços de afeto e cumplicidade entre os casais. “Desde que as manifestações sejam genuínas e não apenas ‘para inglês ver’ acho muito saudável. É uma troca de gentilezas, um carinho na alma”, disse.

Um bispo cupido e desobediente 🕌💘

Mas voltando ao Valentine’s Day, são muitas as lendas que cercam o surgimento do Dia de São Valentim. Uma das hipóteses é que a data seria uma homenagem a um bispo chamado Valentim, que durante o século III, no Império Romano, realizava casamentos às escondidas do imperador Cláudio II. Ele havia proibido as uniões por acreditar que “o amor amolecia os homens” e que os solteiros eram soldados melhores. Como à época havia muitas guerras, isso era importante. Se Cláudio estava certo? Provavelmente, não… Hoje em dia, ninguém duvida que estar bem com alguém, fortalece e motiva para as ‘batalhas’ da vida.

Fato é que quando a desobediência do bispo foi descoberta, ele foi condenado à morte.

Outra versão diz que a celebração tem relação com a Idade Média, quando se dizia que 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, os namorados aproveitavam a data para mandar mensagens de amor.

Conheça outras tradições:

França 🗼

Há relatos de que a primeira carta de Valentine’s foi escrita na França em 1415, quando o Duque d’Orleans enviava da prisão cartas de amor à sua amada esposa.

Hoje em dia, a vila francesa chamada Valentine explora bastante o tema entre os dias 12 e 14 de fevereiro. Casas, jardins, árvores e espaços públicos são decorados com cartões, rosas e pedidos de casamento. Além disso, alguns casais seguem a tradição de plantar uma muda de árvore na data, como representação do amor entre eles.

Romênia 🌺

Na Romênia, a comemoração acontece dez dias depois. O dia 24 de fevereiro, um feriado nacional chamado de Dragobete, é uma mistura de Dia dos Namorados (ou day for lovers, como chamam por lá) e celebração do início da primavera.

Muitos casais escolhem essa data para ficarem noivos. Tradicionalmente, eles colhem flores juntos e os amigos molham seus rostos com o restinho de neve do inverno para desejar boa sorte.

Filipinas 👶

Quatorze de fevereiro é a preferida dos casais filipinos para se casarem por acreditarem que traz boa sorte. Mas também tem a ver com uma decisão do governo que passou a patrocinar eventos para que jovens casais pudessem se casar, devido à baixa taxa de natalidade no país.

As cerimônias coletivas acontecem em shoppings e outros espaços públicos e costumam reunir centenas de casais.

Dinamarca 🥐🥖

Esse país de clima predominantemente frio demorou a adotar o Valentine’s Day e, quando o fez, criou uma tradição própria. As rosas vermelhas são substituídas por flores brancas e as as caixas de chocolate dão lugar às caixas com pães doces. Outra tradição é a troca de mensagens, sob o nome de Gaekkebrev. Nessa dinâmica, os homens devem escrever charadas e enviar para as suas pretendentes. Se a garota acertar, ele fica devendo a ela um ovo de Páscoa. Se errar, é ela quem deve presenteá-lo.

Itália 🍜

Considerado um dos países mais românticos do mundo, a Itália tem uma das tradições mais simples de Valentine’s Day: troca de presentes e um jantar especial. Simples assim. Mas pensando bem… não se pode negar que é a melhor forma de se comemorar qualquer coisa a dois num país com uma das melhores gastronomias do mundo, né?

Coreia do Sul ❤️❤️❤️

Por incrível que pareça, esse é o país mais romântico de todos. Os coreanos não limitam a celebração do amor a 14 de fevereiro. A celebração é feita em TODOS os 14º dias do ano! 14 de maio, por exemplo, é o “dia das rosas"; 14 de junho é o “dia dos beijos” e por aí vai… Em fevereiro, as mulheres presenteiam os homens com chocolates. Cada tipo de relação pede por um chocolate diferente. No dia 14 de março, chamado de “Dia Branco”, são os homens quem devem presentear as mulheres.

Ritual para os solteiros “chamarem o amor”

Ainda falando da Coreia do Sul, há, inclusive, um dia para os solteiros: 14 de abril, quando os coreanos solteiros se vestem de preto e jantam juntos um macarrão chamado de jjajang myeon tingido de preto e feito com carne de porco e frutos do mar com o objetivo de “chamar o amor”.

Gana 🍫🍫🍫

14 de fevereiro o “Dia do Chocolate”. Mas a tradição não tem exatamente uma motivação romântica: o governo criou a data em 2007 para melhorar o turismo no país, já que Gana é um dos maiores produtores de cacau do mundo. Na ocasião, são realizados shows, eventos e jantares temáticos em restaurantes pelo país afora. E, é claro, as pessoas se presenteiam com bombons e chocolates!

Japão 🧁🍪🍬🍭

Nesse país tão peculiar, as mulheres devem se apresentar aos rapazes com doces. Porém, esses devem ser escolhidos a dedo: existem especificações para cada status de relacionamento. “ficante”, “namorado”, “noivo” e “casado”. Na dia seguinte, os rapazes devem retribuir o gesto, comprando doces e presentes para as mulheres na data conhecida, assim como na Coreia do Sul, como o Dia Branco.

África do Sul 📢📣

O Valentine’s Day também é comemorado da forma mais simples e tradicional possível com trocas de presentes, cartões e flores. O mais legal é o costume que envolve as mulheres solteiras. Essas devem escrever o nome dos rapazes que desejam conquistar em corações de feltro. Em seguida, esses corações são costurados, bem à vista, nas mangas das roupas que elas usarão no dia 14 de fevereiro. A ideia é ESCANCARAR mesmo o desejo… Os rapazes pretendidos podem retribuir ou não.

Maria Teresa Leal é jornalista, pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação pela PUC Minas. Trabalhou nos jornais ‘Hoje em Dia’ e ‘O Tempo’ e foi analista de comunicação na Federação da Agricultura e Pecuária de MG.