Ouvindo...

Animal silvestre minúsculo com língua laranja é descoberto e ganha nome curioso

‘Calotes wangi’ é uma iguana com menos de 9 centímetros que ocupa áreas na China e no Vietnã; habitats do animal silvestre estão em perigo

Iguana tem menos de 9 centímetros

Após 13 anos de estudo, pesquisadores anunciaram a descoberta de uma nova espécie de animal silvestre no Sul da China. O réptil é uma iguana minúscula, que tem a língua laranja e acabou ganhando um nome que, para os brasileiros, pode ser considerado engraçado: Calotes wangi.

‘Calotes’ é o nome do gênero de lagartos asiáticos da família Agamidae, enquanto ‘wangi’ é uma referência ao professor Yuezhao Wang, ex-diretor do Laboratório de Pesquisa de Répteis e Anfíbios e do Museu de Herpetologia da China. A descoberta do pequeno réptil foi publicada no dia 20 de dezembro no periódico ZooKeys.

O Calotes wangi mede menos de 9 centímetros e chama a atenção não apenas pelo seu tamanho, mas por sua língua laranja. A espécie é encontrada em florestas subtropicais no Sul da China e no Norte do Vietnã, principalmente em áreas montanhosas. O réptil é mais ativo entre abril e outubro e também entre março e novembro. A pequena iguana se alimenta de insetos, aranhas e artrópodes.

Até o momento, os pesquisadores não tratam o Calotes wangi como uma espécie ameaçada de extinção, mas os seus habitats estão sim em perigo. A descoberta pode ser um alerta para que o Governo Chinês reforce a proteção em algumas áreas.

Siga o canal da Itatiaia no WhatsApp. Clique aqui e faça parte!

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.