Ouvindo...

Instituto Eurofarma forma primeira turma do concurso técnico em enfermagem

Solenidade aconteceu na Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros

Cerimônia de formatura reuniu familiares e autoridades da instituição

A noite da última terça-feira (5) foi marcada por emoção e conquistas no auditório da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros (ACI). Foi realizada a cerimônia de formatura da primeira turma do curso técnico em enfermagem promovido gratuitamente pelo Instituto Eurofarma em parceria com o Senac. O evento reuniu representantes de instituições envolvidas na iniciativa, familiares e autoridades, como o vice-prefeito Otávio Batista Rocha, a presidente da ACI, Gislayne Lopes Ferreira, e o presidente da FIEMG Regional Norte, Adauto Marques Batista.

A proposta do curso é promover a inclusão por meio da educação profissional e da empregabilidade. Para a diretora do Instituto Eurofarma, Janaína Procópio, essa formação representa o compromisso da empresa com as comunidades onde atua. “Estamos formando 35 alunos como técnicos em enfermagem, profissionais aptos a ingressar no mercado de trabalho. O Instituto Eurofarma acredita que a educação é a maior ferramenta de inclusão social, e por isso investimos em cursos profissionalizantes como este, devolvendo à sociedade parte do que a empresa gera em valor”, afirmou.

Ela anunciou ainda que a continuidade do projeto já é realidade: “A gente já está com a segunda turma em curso. O processo seletivo foi realizado antes mesmo da conclusão da primeira. A ideia é ampliar essa oferta de capacitação, trazendo novos cursos que gerem oportunidades reais para a população”.

Segundo Janaína, a presença da Eurofarma em Montes Claros, onde está sendo construído o maior complexo industrial farmacêutico da empresa na América Latina, reforça o compromisso com o desenvolvimento social. “A Eurofarma está construindo aqui em Montes Claros o seu maior complexo e o nosso papel é investir em sustentabilidade, e um dos pilares é o social. Esse curso visa formar técnicos de enfermagem para que a gente possa desenvolver esses profissionais para o mercado de trabalho”, completou.

35 alunos receberam o diploma como técnicos em enfermagem pela Eurofarma

Um dos formandos, Matheus Patrick Alves Mendes Ribeiro, de 21 anos, natural de Coração de Jesus, destacou a importância da oportunidade oferecida. “Eu fico muito grato ao Instituto Eurofarma por ter me proporcionado essa chance, essa bolsa que eles deram pra gente. É um curso muito importante para a minha evolução como humano. Eu escolhi essa profissão para poder servir e ajudar. Eu não teria condição de arcar com esse curso, por isso a bolsa foi fundamental. E já tenho planos: sair daqui empregado, trabalhar e servir com excelência”, enfatizou.

Para o supervisor administrativo do Senac, Leandro Jardim, a iniciativa é essencial para a qualificação da mão de obra na região. “É uma iniciativa muito interessante para a população de Montes Claros. Mesmo antes da Eurofarma iniciar as suas atividades aqui, já se preocuparam em entregar qualificação. Eles já têm esse projeto há 18 anos em São Paulo e escolheram Montes Claros para expandir. É um setor carente de mão de obra, e o Instituto entrega esses alunos com qualidade e respeito à ética profissional que o mercado exige, afirmou o supervisor.

A presidente da ACI, Gislayne Lopes Ferreira, reforçou a importância da ação para o desenvolvimento regional. “Extremamente valiosa e relevante essa ação do Instituto Eurofarma, que aporta aqui em Montes Claros com o seu maior site industrial. A educação é um dos pilares mais importantes da formação das pessoas e promove desenvolvimento. Que essa iniciativa sirva de inspiração para outros empresários e indústrias”.

A Eurofarma, fundada em 1972, é hoje uma das principais farmacêuticas da América Latina, com presença em 24 países. A unidade que está sendo construída em Montes Claros será uma das maiores do continente, com previsão de início das operações ainda neste segundo semestre. A planta irá produzir, inicialmente, mais de 70 antibióticos incluindo o tradicional Benzetacil — e, em seguida, medicamentos hormonais. Com isso, a expectativa é de fortalecimento do Polo Farmacêutico local, com geração de empregos, inovação e desenvolvimento tecnológico.

Osmar Macedo é repórter da Itatiaia – Montes Claros. Jornalista formado pela UFMG e graduado em História pela Unimontes. Entre as coberturas que participou, destaca a tragédia na Creche Gente Inocente em Janaúba e a Canonização de Irmã Dulce, direto de Roma e do Vaticano.