Loba cinzenta é flagrada em Los Angeles pela primeira vez em mais de 100 anos

Fêmea atravessou a cordilheira da Sierra Nevada, nos Estados Unidos, em busca de parceiro

Animal faz parte da alcateia Beyem Seyo e nasceu em 2023

Uma loba cinzenta foi vista em Los Angeles, nos Estados Unidos, pela primeira vez em mais de 100 anos. O animal, conhecido entre os pesquisadores como BEY03F, foi flagrado na manhã desse sábado cruzando a fronteira para o condado.

“Este é o registro mais ao sul já verificado de um lobo-cinzento nos tempos modernos”, disse Axel Hunnicutt, coordenador de lobos-cinzentos do Departamento de Pesca e Vida Selvagem da Califórnia ao The Guardian. O especialista disse que a fêmea “atravessou quase toda a cordilheira da Sierra Nevada” em busca de um parceiro.

Leia também

Nesta terça-feira (11), ela seguiu sua caminhada em direção ao norte. “É possível que ela continue viajando centenas de quilômetros em busca de um parceiro ou que encontre um macho amanhã", afirmou Hunnicutt.

O animal faz parte da alcateia Beyem Seyo e nasceu em 2023. Lobos cinzentos costumam deixar suas matilhas entre 1 e 3 anos de idade, quando atingem a maturidade sexual, em busca de um novo habitat e um parceiro.

Os lobos cinzentos habitavam os Estados Unidos, mas foram extintos do país. Em 1973, a espécie passou a ser protegida pela Lei de Espécies Ameaçadas de Extinção. Depois, na década de 1990, o animal foi reintroduzido no Parque Nacional de Yellowstone, no noroeste do estado de Wyoming.

Formada em Jornalismo pela Puc Minas, Paula Arantes produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil, Mundo, Orações e Entretenimento no portal da Itatiaia. Atualmente, colabora com a editoria Meio Ambiente. Antes, passou pelo jornal Estado de Minas.

Ouvindo...