Belo Horizonte
Itatiaia

MPMG expede recomendação para áreas interditadas em Juiz de Fora

Promotoria reforçou a necessidade de avaliação da Defesa Civil e dos Bombeiros

Por
Prédio do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG)
Pena de pai de santo foi aumentada por agravantes • Eric Bezerra/MPMG

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) expediu uma recomendação em Juiz de Fora, para que só reabra as áreas interditadas pelas chuvas após rigorosa avaliação técnica da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros sobre a inexistência de risco nos locais.

Segundo a Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, de Habitação e Urbanismo de Juiz de Fora, a legislação brasileira obriga os municípios a vistoriarem áreas de risco e promoverem a intervenção preventiva e a evacuação da população desses locais.

Também cabe aos municípios coordenarem as ações de defesa civil e o sistema de alerta e alarme para risco de desastres.

O documento também cita as mais de 2.936 ocorrências registradas pela Defesa Civil e a evacuação de cerca de 60 ruas da cidade.

Informações levantadas pelo MPMG apontaram que, aproximadamente 25% dos moradores de Juiz de Fora, ou cerca de 128 mil habitantes, residem em áreas de risco geológico e hidrológico, o que o torna um dos três municípios mineiros que demandam resposta institucional estruturada e contínua.

Ruas interditadas em Juiz de Fora

Atualizações de vias onde há trechos com interdição total*:

Avenida Joaquim Vicente Guedes, Graminha

Avenida Vereador Laudelino Schettino, Democrata

Estrada Engenheiro Gentil Forn (entre a rotatória do Vale do Ipê e o cruzamento com a Rua José Lourenço Kelmer)

Rua Abílio José Gomes, Vila Ozanan

Rua Acácia do Paraibuna, Bom Pastor

Rua Adolfo Euzébio de Carvalho, Parque Serra Verde

Rua Antônio Carlos da Silva, Jardim Natal

Rua Arcanjo de Campos Miranda, Eldorado

Rua Artesão Antônio de Oliveira, Adolpho Vireque

Rua Augusto Eckman, Jardim Natal

Rua Belizário de Castro, Grajaú

Rua Bernardo Mascarenhas / Avenida Olavo Bilac (Curva da Miséria), Cerâmica

Rua Cosette de Alencar, Morro da Glória

Rua Detetive José Felipe, Jóquei Clube

Rua Diva Garcia, Linhares (Sentido Bairro - Centro)

Rua Elmira Celestina Fontes, Cerâmica

Rua Francisco Altomar, Ipiranga

Rua Imaculada Conceição, Dom Bosco

Rua João Luís Alves, Vila Ideal

Rua João Rodrigues Vieira, Martelos

Rua Ouro Fino, Bonfim

Rua Professor Francisco Faria, Bairu (entre as ruas Américo Lobo e Eugênio Fontainha)

Rua Professor Pelino de Oliveira, Eldorado

Rua Professor Thompson Palhares, Santa Luzia

Rua Sebastião Costa, Vila Alpina

As vias listadas são aquelas que constam nos registros da Central de Controle e Monitoramento da SMU, podendo existir outros pontos com fluxo impedido no município.

*Atualização em 10 de março, conforme a Secretaria de Mobilidade Urbana.

*Escrita por Michel Santos sob supervisão de Roberta Oliveira

Leia também

Por

Graduando em jornalismo pela UFJF, Michel Santos é estagiário da Itatiaia em Juiz de Fora. Apaixonado por esportes, videogames e fã aficcionado de automobilismo.