O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) realiza neste sábado (5) mais uma edição do “Ebserh em Ação”. A iniciativa da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), gestora do HU, permite o atendimento em formato de mutirão de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), encaminhados Secretaria Municipal.
Nesta etapa, estão previstos 57 procedimentos abrangendo serviço ambulatorial com especialistas de Dermatologia e Cardiologia, exames de risco cardiológico e eletrocardiograma para cirurgias e de rastreio de câncer de pele, além de procedimentos cirúrgicos voltados para saúde da mulher.
Ouça a matéria de Joubertt Telles.
Atendimentos via SUS
Entre março e junho, o HU-UFJF já realizou inúmeros mutirões, incluindo procedimentos cirúrgicos variados (cirurgia ginecológica de alta frequência, cirurgia dentro do processo transexualizador, oftalmológicas, urológicas, cirurgia plástica, dente outras), atendimentos ambulatoriais especializados, realização de exames diversos e demais ações educativas voltadas para saúde da criança e do adolescente, saúde da mulher e nutrição.
O Dia E faz parte do projeto Ebserh em Ação 2025 que permite ampliar o acesso da população brasileira a cirurgias eletivas, procedimentos diagnósticos e terapêuticos em todo o país. Alinhado ao programa “Agora Tem Especialistas”, lançado pelo presidente Lula com o Ministério da Saúde, o projeto contribui diretamente para a redução das filas e do tempo de espera.
Nesta edição, todos os 45 hospitais universitários administrados pela Ebserh trabalharão de forma coordenada. A previsão é realizar 7.811 atendimentos, distribuídos entre 1.037 cirurgias, 1.218 consultas e 5.556 exames em variadas especialidades como oncologia, cardiologia, ortopedia, oftalmologia e saúde da mulher, dentre outras, todos através do Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2025, já foram realizadas nacionalmente na Rede Ebserh 166 mutirões.