Está na última semana a exposição “Festa na roça”, no Fórum da Cultura de Juiz de Fora, que comemora as tradicionais festas juninas espalhadas pelo Brasil. A mostra segue aberta até esta sexta-feira (27) no Museu de Cultura Popular.
Estão em exibição mais de 25 itens que levam os visitantes a terem contato com danças, brincadeiras, trajes, músicas e crenças de diferentes regiões brasileiras, historicamente vinculadas a festas típicas em homenagem aos santos católicos, como Santo Antônio, São João e São Pedro, celebrados em junho.
As visitações ao Fórum da Cultura são gratuitas e abertas ao público, de segunda a sexta, das 10h às 19h.
Destaques da mostra
O título faz referência ainda ao interior do país, onde ocorrem as celebrações com bandeirinhas coloridas, barraquinhas de quitutes, fogueiras e outros elementos. A tradição caipira, especialmente no Sudeste do Brasil, se caracteriza pelas festas realizadas em terreiros rurais, onde não faltam os elementos dos três santos juninos.
Cerâmica, gesso e barro são as principais matérias-primas escolhidas pelos artesãos para a criação das peças que contam cenas dos casamentos na roça e danças de casais e de figuras icônicas em muitas festas juninas, como os noivos a cavalo, o trio nordestino e os tocadores de pandeiro, sanfona e pífaros. Os itens expostos são de cidades como Caruaru (PE), Guaratinguetá (SP), Taubaté (SP), Turmalina (MG), Fortaleza (CE), entre outras.
Um dos destaques é a maquete cenográfica “quadrilha”, produzida no ano de 2005 pela Equipe de Criação Cenográfica do Projeto de Iniciação Artística da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Criada com diferentes materiais, a obra representa a dança coletiva bailada em pares, trajados com roupas coloridas e tipicamente caipiras, com coreografia específica baseada em passos tradicionais. Na maquete, também é possível conferir representações do casamento na roça, das decorações juninas, das barracas de comidas, além das barraquinhas de pescaria, correio elegante e a fogueira.
* Escrita por Mayara Fernandes sob supervisão de Roberta Oliveira