A Prefeitura de Juiz de Fora divulgou a lista dos projetos selecionados para integrar a programação do Projeto Verão no Parque,que será realizado no Parque da Lajinha .
Os proponentes dos projetos não selecionados poderão entrar com recurso até está terça (23) de dezembro. O resultado final será publicado em 8 de janeiro de 2026.
A iniciativa tem como objetivo ampliar as ações de educação ambiental, bem-estar e valorização da cultura e da biodiversidade no espaço da unidade de conservação.
Critérios de seleção
Foram 15 projetos escolhidos que contemplam atividades voltadas à educação ambiental, práticas integrativas, cultura, memória, acessibilidade e participação social. As ações serão desenvolvidas ao longo do mês de janeiro, com objetivo de aproximar a população da natureza e incentivar práticas sustentáveis.
A comissão técnica avaliou as propostas com base em critérios como adequação ao Parque da Lajinha e ao Plano de Manejo, pertinência temática, viabilidade técnica, contribuição socioambiental, sustentabilidade das atividades e acessibilidade e inclusão.
Projetos selecionados
Confira a lista dos projetos selecionados e suas temática:
Reiki no Parque: Bem-estar e práticas integrativas
Um Dia de Escoteiro na Zona da Mata Mineira: Saberes Originários e Cuidado com a Mata Atlântica. Cultura, memória e identidade local
Detetives da Biodiversidade: quem mora aqui?: Educação ambiental
Oficina de Produção de Sabão a partir de Óleo de Cozinha Usado: Educação ambiental
Artistas Mirins - em prol do meio ambiente: Educação ambiental
Introdução à identificação botânica de árvores: Educação ambiental
Yoga no parque: Bem-estar e práticas integrativas
RECICLE - Educação ambiental: Educação ambiental
Tinta de terra: utilizando o solo para melhorar a temperatura da sua casa: Educação ambiental
Ser Menina em Tempos de Crise Climática: Inclusão e participação social
Trilha Orientada em Libras: Inclusão e participação social
Passarinhada no Parque: Educação ambiental
Caminhada Botânica na Mata Atlântica: Educação ambiental
Vaso autoirrigável: como utilizar materiais esquecidos para melhorar o ambiente: Educação ambiental
Dinâmica Teia da Vida: Educação ambiental
*Escrita por Michel Santos sob supervisão de Roberta Oliveira