Carnaval 2026: segundo dia de desfiles, blocos e shows movimentam Juiz de Fora

A programação começa nesta tarde. Escola Mirim e quatro agremiações adultas se apresentam no Circuito Júlio Guedes.

Escolas de Samba de Juiz de Fora não vão desfilar em 2025

No penúltimo dia de Carnaval, nesta segunda (16), o futuro do samba abre os desfiles das agremiações na região Central de Juiz de Fora. A Escola Mirim Império da Torre inicia a programação no Circuito Julio Guedes às 19h.

Em seguida, a partir das 20h, se concentram no Viaduto Roza Cabinda e fazem cortejo até a Praça da Estação as agremiações Encantos da Vila, Roseira da Zona Sul, Rivais da Primavera e Real Grandeza.

Haverá uma arquibancada com capacidade para 500 pessoas, com ocupação por ordem de chegada, respeitando a preferência para idosos. Também será disponibilizada uma área exclusiva para Pessoas com Deficiência (PCD).

Quem quiser, poderá acompanhar o desfile fora da arquibancada: o acesso à avenida será gratuito, permitindo que todos aproveitem a festa de perto.

A apuração dos votos que vai definir a campeã do Carnaval será nesta terça feira (17), no Mercado Municipal, às 14h.

Eventos no centro e nos Bairros

Na tarde de segunda (16), tem o Bendito Bloquim, em Paula Lima e Bloco dos Xiqueteiros, no Jardim Esperança.

O Circuito Zé Kodak recebe o bloco Vai Quem Quer, com concentração no Parque Halfeld, a partir das 17h, e desfile até a Praça da Estação.

Às 18h, o grupo Melhor Assim se apresenta na Arena Flavinho da Juventude, na Praça da Estação.

Leia também

Confira a programação completa:

SEGUNDA-FEIRA (16)

  • 16h | Bendito Bloquim – Rua Domingos Barbosa Lopes – Paula Lima.
  • 17h | Bloco Vai Quem Quer – Circuito Zé Kodak – Centro (Concentração no Parque Halfeld e cortejo até a Praça da Estação).
  • 17h | Bloco dos Xicleteiros – Rua Alberto Guedes – Jardim Esperança.
  • 18h | Melhor Assim – Praça da Estação – Centro.
  • 19h30 | Abertura do Desfile com Escola Mirim Império da Torre – Circuito Júlio Guedes – Centro (Concentração no Viaduto Roza Cabinda e cortejo até a Praça da Estação).
  • 20h | Desfile das Escolas de Samba – Circuito Júlio Guedes – Centro (Concentração no Viaduto Roza Cabinda e cortejo até a Praça da Estação).

Confira os enredos das escolas que se apresentam nesta segunda (16)

Escola Mirim Império da Torre

Em “O Mineiro Ziraldo (Quem sou eu?)”, a escola conta a trajetória de Flicts, o tom diferente que busca seu lugar no mundo, mostrando que cada cor tem seu valor e que ninguém deve ser excluído por ser quem é. Uma mensagem de humildade, respeito e identidade que promete emocionar o público na passarela.

Encantos da Vila

Inspirada na passagem de Luiz Gonzaga por Juiz de Fora e em um romance que atravessa o tempo, a escola transforma saudade em samba e emoção em desfile com o tema “Helena e Gonzagão: a história que a história não contou. De Exu para o Brasil, passando pela Vila Quintão”. Entre baião, embolada e muito afeto, a Encantos promete fazer da avenida um grande salão de samba, alegria e lembrança.

Roseira da Zona Sul

Em “Batuques do meu lugar / Deixa meu povo dançar!”, a escola celebra a diversidade cultural brasileira em toda a sua potência: samba, pagode, forró, hip hop, afoxé, capoeira, festas populares, fé, dança e muita música até o dia raiar.

Rivais da Primavera

Em “É Carnaval, o coro vai comer. Lá vem a Rivais, 50 anos de glórias… o universo vai tremer!”, a Rivais revisita momentos marcantes da sua trajetória, exaltando a cultura popular, a luta, a alegria e o amor pelo samba que fazem parte da sua história.

Real Grandeza

Com o enredo “Eterna Lua de Real Grandeza: Encantos e Segredos Sob o Luar”, a escola leva pra avenida mistério, magia, fé e poesia, passeando pelas fases da lua, pelas mitologias, pelo sagrado e pelo profano, pelos tambores, pelos terreiros e pela força do amor.

*Escrita por Michel Santos sob supervisão de Roberta Oliveira

Leia também
Leia também

Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web na Itatiaia Juiz de Fora desde 2023. Tricampeã na categoria Web/Mídias Digitais no Prêmio Oddone Turolla de Jornalismo, do Sindicomércio JF.

Ouvindo...