O Pinheiros anunciou, nesta sexta-feira (31), a contratação da bicampeã olímpica Jaqueline. A ponteira de 41 anos reforça a equipe na disputa da Superliga B 2025/2026.
“Ela é ídolo, é inspiração e agora veste azul, preto e branco! A rainha Jaqueline chega ao Pinheiros para reforçar a equipe e escrever mais um capítulo na história do clube mais olímpico do Brasil. Bem-vinda à família pinheirense, Queen”, disse o anúncio oficial.
“Muito obrigada pelo convite! Estou muito feliz de fazer parte do Clube mais Olímpico do Brasil”, comentou Jaque.
Medalhista de Ouro com a Seleção Brasileira nas Olimpíadas de Pequim 2008 e Londres 2012, Jaque estava fora das quadras desde 2021, quando jogou pelo Osasco.
Apesar de estar fora de atividade há alguns anos, Jaqueline nunca oficializou a sua aposentadoria do vôlei de clubes.
Em 2023, a ponteira foi anunciada pelo Campinas para a disputa da Superliga C. Entretanto, um mês depois da contratação, o clube paulista desistiu de disputar a Terceira Divisão do Vôlei Brasileiro devido à uma crise financeira e rescindiu com a lenda do voleibol.
Entretanto, a ponteira se despediu da Seleção Brasileira em 2018, após 18 anos defendendo a equipe nacional. Ela anunciou a aposentadoria após a Liga das Nações de 2018, dizendo querer ficar mais tempo com o filho Arthur, na época, com 5 anos.
Brincadeira
Em entrevista ao clube, Jaqueline contou que foi contratada após uma brincadeira com o técnico Ângelo Vercesi. A ponteira mandou uma mensagem para após assistir um jogo do Campeonato Paulista e o treinador a chamou para participar dos treinos.
“Estava quatro anos parada e fazendo trabalhos pós-carreira no vôlei. Eu conheço o Ângelo Vercesi desde os tempos de Itália, ele foi meu preparador físico. Esses dias eu estava vendo o Campeonato Paulista e vi que ele é o técnico do Pinheiros, aí eu mandei uma mensagem para ele brincando e ele me chamou para treinar aqui para compor o elenco, pois ele estava sem algumas jogadoras. Isso acendeu aquela luz em mim. Sempre gostei de me cuidar, estou bem, e aceitei a proposta da equipe. O Pinheiros é uma equipe super tradicional. Estou muito feliz por estar aqui e tenho certeza que eu posso somar muito dentro de quadra”, conta.
Pinheiros na Superliga B
O Pinheiros foi rebaixado pela primeira vez na história. O tradicional time de São Paulo terminou a competição na vice-lanterna.
A equipe estreia na Segunda Divisão contra o Ascade, no dia 5 de dezembro. As datas ainda podem sofrer alterações da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV).
Jaqueline
Jaqueline iniciou a trajetória no vôlei no Sport aos 11 anos. Aos 13, olheiros do Osasco a convidaram para fazer uma ‘peneira’ em São Paulo. Aprovada na seletiva, em poucos anos estava na equipe principal do time paulista.
Em 2004, se transferiu para o Rexona/Ades - hoje Sesc Flamengo - onde ficou por duas temporadas e conseguiu a convocação para a Seleção Brasileira em 2005.
A partir de 2006, Jaqueline iniciou sua carreira internacional. A ponteira teve passagens por Monte Schiavo Banca Marche Jesi, da Itália, CAV Murcia 2005, da Espanha, e Scavolini Pesaro, da Itália.
Na temporada 2009/2010, Jaque voltou ao Brasil para o seu ex-clube, Osasco. Ela também tem passagens pelo Minas Tênis Clube, pelo Sesi e pelo Campinas, onde parou de jogar em 2021.
A lenda do voleibol brasileiro foi anunciada pelo Campinas para a disputa da Superliga C, em 2023. Entretanto, um mês depois da contratação, o clube paulista desistiu de disputar a Terceira Divisão do Vôlei Brasileiro devido à uma crise financeira e rescindiu com Jaque.
Pela Seleção Brasileira, Jaque acumula medalhas. As principais foram as medalhas de ouro nas Olimpíadas de Pequim 2008 e Londres 2012.